Melhorando a sua digestão e diminuindo o inchaço
Atividade física e uma dieta equilibrada certamente são essenciais para uma barriga lisinha. Os resultados do método Pilates podem ser potencializados com as dicas abaixo. Incorpore essas dicas na sua vida que você verá diferença rápido no seu corpo.
Você está mais magro quando acorda e mais pesado a noite? Isso pode ser apenas inchaço, e não gordura. Talvez provavelmente você pode estar assim há anos e nem percebe direito. Seu estômago se esvazia durante a noite, mas ao longo do dia você vai se alimentando e enchendo a barriga, então seu abdômen pode ficar arredondado, talvez com dores e gases.
Todavia a verdade é que não necessariamente você está comendo em grandes quantidades. O tipo de alimento é o que importa. Nesse sentido, essas dicas e alimentos para uma barriga lisinha podem ajudá-lo a reduzir o inchaço e ao mesmo tempo a inflamação.
O que é o inchaço?
Existem algumas razões para o inchaço no nosso corpo. A primeira delas é o ar. Colocamos ar para dentro do nosso corpo de várias maneiras: bebidas com gás, chicletes e ao engolir os alimentos. Ou seja, tudo isso introduz ar no nosso sistema digestivo.
Uma digestão lenta certamente contribui para o inchaço. Alimentos que ficam por mais de 24 horas no trato digestivo com toda a certeza geram inchaço, desconforto e possivelmente constipação. Pode ser por uma refeição farta, com poucas fibras ou talvez provavelmente com muita gordura e proteína animal.
Do mesmo modo, as intolerâncias alimentares também contribuem para o inchaço. A medida que envelhecemos nosso corpo produz menos enzimas, bile e ácido estomacal. Sem a ajuda dessas enzimas nosso corpo se torna intolerante a alguns alimentos, em outras palavras, torna a digestão mais difícil e aumenta o inchaço.
Dicas para melhorar a digestão e evitar o inchaço
- Evite beber grandes quantidades de água gelada durante as refeições. O excesso de água dilui o ácido no estômago, reduz a eficácia das enzimas assim como diminui a produção de bile.
- Realize uma caminhada após as grandes refeições. Isso ajuda a movimentar as vísceras, portanto ajuda a digestão.
- Coma refeições menores com mais frequência. Isso ajuda a controlar o açúcar no sangue, administra sua fome, então dá menos vontade de comer alimentos gordurosos como hambúrguer e pizza.
- Mastigue com calma, lentamente. Desconecte-se no momento das suas refeições. Mastigar é essencial para quebrar os alimentos, ativar enzimas bem como reduzir a carga no estômago e nos intestinos. Grandes pedaços de comida que chegam no intestino por certo alimentam as bactérias ruins.
Os principais alimentos para evitar o inchaço
- Frituras. Elas sobrecarregam o estômago, permanecem mais tempo no trato digestivo e não apenas causam estresse oxidativo.
- Comer frutas no final da digestão. Algumas frutas como o melão são de difícil digestão após uma refeição grande. Eles são fermentados por bactérias e por isso causam gases e inchaço.
- Carne vermelha. Essa proteína animal superdensa não precisa ser removida do prato, isto é, o prato só precisa ser reconfigurado. A carne deve formar ¼ do prato, com os legumes e grãos ocupando os outros ¾.
- Trigo. Todo mundo eventualmente já ouviu falar da dieta sem glúten. Mas talvez você não saiba que a redução da inflamação pode ser feita cortando o trigo, principalmente a farinha branca.
Alimentos a serem consumidos para uma barriga lisa
- Bacalhau, sardinha e salmão. Esses peixes de água fria estão repletos de ácidos graxos e ômega 3. O ômega 3 reduz a inflamação e não apenas promove um equilíbrio saudável das bactérias intestinais.
- Abacaxi. Essa poderosa fruta aumenta a quantidade de enzimas disponíveis para ajudar na quebra de proteínas. A bromelaína, a enzima mais densa presente no caroço do abacaxi pode ajudar a reduzir a indigestão, assim como diminui os gases e o inchaço.
- Chia. A chia é muito rica em fibras e ômega-3, o que a torna incrível para a digestão. Essa semente equilibra o açúcar no sangue, dando a sensação de saciedade por mais tempo. Certamente você acabará comendo menos diariamente.
- Quinoa. Essa semente não contém glúten, o que reduz o risco de irritar o intestino. A grande quantidade de fibras na quinoa ajuda a regular os movimentos intestinais, além disso sua rápida digestão reduz o inchaço e mantém a barriga lisa.
- Espinafre. É rico em antioxidantes, fibras e em vitaminas E e K. É uma folha escura como a couve e a acelga, entretanto é muito mais fácil de digerir.
Ao consumir alimentos que são ricos em enzimas, fibras e ômega 3 você irá:
- Se sentir e parecer mais magro.
- Sentir-se menos inchado
- Parecer mais jovem
- Melhorar o seu humor
- Reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer de intestino.
- Diminuir as chances de desenvolver um distúrbio autoimune.
E aí, gostou das dicas? Na Fisiocorp Pilates temos parceria com uma nutricionista que pode te ajudar a reduzir o inchaço e a gordura abdominal.