Pilates contra a obesidade
A obesidade consiste no acúmulo de gordura corporal. É causada por consumo excessivo de calorias. Ou seja, em um valor acima do que o organismo aceita para sua manutenção e realização das atividades diárias. Para descobrir se você está acima do peso é feito o cálculo de índice de massa corporal (IMC).
Esse excesso de peso sem dúvida está ligado à maus hábitos alimentares. Ao ingerir mais calorias do que você gasta num dia você ganha peso. Uma dieta com muitas gorduras, assim como a genética e disfunções endócrinas podem influenciar o ganho de peso.
Assim sendo a obesidade pode causar uma série de doenças perigosas, as principais são:
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes
- Hipertensão
- Artrite
- Apneia
- Derrame
O combate a obesidade
Certamente a obesidade é um problema de saúde pública. Nessa pandemia de COVID-19 os obesos estão entre os que tem mais risco de terem complicações na sua saúde. Todavia, sempre há tempo de mudar hábitos ruins e melhorar nossa saúde e qualidade de vida. Nunca é tarde.
Médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e fisioterapeutas podem ajudar em conjunto. Cada pessoa tem uma característica, um metabolismo próprio. Por isso uma avaliação multiprofissional é muito importante.
Com toda a certeza, o melhor tratamento contra a obesidade é melhorar o estilo de vida. Uma menor ingestão de calorias e a prática de atividades físicas, de fato, são o melhor tratamento.
Dessa forma a prática de atividade física faz parte do tratamento para a obesidade e o sobrepeso. Entretanto alguns programas de exercícios podem ser difíceis e monótonos. Não apenas, geram muita sobrecarga para as articulações. O Pilates para obesos sem dúvida é uma excelente opção.
Pilates x obesidade
O método consiste em exercícios e movimentos que respeitam a mobilidade articular. Existem vários exercícios na posição deitado e sentado, o que diminui a sobrecarga nas articulações. Os movimentos são suaves e tranquilos, acompanhando o ritmo da respiração, ou seja, evita a exaustão.
Geralmente os obesos sofrem com dores nos joelhos, coluna, quadris e tornozelos. Sem dúvida são regiões do corpo que absorvem muito impacto. Realizar exercícios com dores é desconfortável e de fato podem levar a um problema maior.
Esse é o grande diferencial do Pilates. A técnica prepara o corpo e alivia as dores nas articulações. Os exercícios têm uma variedade grande e podem ser feitos lentamente.
A respiração do Pilates supreendentemente ajuda a controlar os movimentos. Ela acalma e gera a sensação de bem estar.
Os benefícios do Pilates contra a obesidade aparecem já nas primeiras aulas. Assim sendo, contribui para a autoestima e o aluno continua praticando.
A aula de Pilates para obesidade
A avaliação postural é essencial para identificar dores, limitações e os objetivos do aluno. Dessa forma, ela nos fornece informações valiosas para a montar aula do aluno com obesidade. Recomendamos aulas de 2 a 3 vezes por semana.
Uma aula de Pilates iniciante geralmente gasta 200 calorias. Uma aula mais intensa e avançada pode chegar até 500 calorias.
De uma maneira geral os alunos mais pesados precisam de mais ajuda das molas nos exercícios realizados nos aparelhos. Eles precisam de mais suporte para realizar os movimentos. Alguns acessórios como blocos, travesseiros, elásticos e caixas tornam as posições dos exercícios mais confortáveis.
Exercícios para melhorar a mobilidade nos quadris e na coluna são bem vindos sempre. Por exemplo, sair do carro, se virar na cama e levantar de uma cadeira. Esses movimentos podem estar sendo feitos de uma maneira incorreta e por consequência pode levar a uma dor na coluna.
Exercícios que tragam estabilidade para os joelhos por certo irão ajudar na absorção de impactos. Se o aluno conseguir caminhar sem dores nos quadris, coluna e joelhos, como resultado irá conseguir realizar outras atividades físicas. Ou seja, ele vai perder ainda mais calorias e ajudar no emagrecimento.
Após as primeiras aulas, o aluno estará mais forte, flexível e firme. Portanto isso vai permitir evoluir para exercícios em um ritmo mais intenso. Só para exemplificar, no vídeo abaixo, uma série de pulos no Reformer e o Pilates Funcional. Nessas aulas aceleramos os batimentos cardíacos intercalando com breves períodos de descanso.
Está acima do peso? Tem dúvidas se o Pilates é bom para você? Marque uma aula experimental conosco.