Como reduzir as dores dos dentistas?

A postura de trabalho de algumas profissões pode gerar dores que, se não forem tratadas e cuidadas, certamente irão causar grande desconforto. Especialmente os especialistas no tratamento da saúde oral. Nesse post veremos como reduzir e prevenir as dores dos dentistas.

Trabalhar sentado horas a fio, dia após dia, já causa inúmeros problemas posturais. No entanto, imagine trabalhar sentado, com inclinação e rotação do tronco e da cabeça? Ainda assim com o uso contínuo dos membros superiores, com toda a certeza trará consequências ainda mais sérias para o corpo.

Observamos que não é necessário muito tempo de profissão para que as lesões comecem a aparecer. Entretanto, a maioria dos dentistas só procura um tratamento quando a lesão se instalou ou a dor é crônica.

A postura do dentista

Dores causadas pela má postura no trabalho

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB) indica que muitos profissionais chegam a interromper a carreira por consequência de dores musculares causadas pela má postura. A frequência de dores nas costas, ombros, braços, mãos e pernas compromete o trabalho e não apenas a qualidade de vida dos profissionais.

O trabalho odontológico exige coordenação motora, raciocínio, paciência, segurança, habilidade e destreza. Tudo isso ao mesmo tempo, exige muito do profissional. Grande parte dos dentistas sofre de dores por consequência da posição em que são forçados a permanecer durante seu trabalho.

O corpo e a cabeça se desequilibram em uma inclinação para frente, em rotação para conseguir uma visão clara da boca do paciente. A cabeça humana representa 8% do nosso peso, ou seja, é bem pesada. Assim sendo temos um peso que equivale ao de uma bola de boliche no topo da nossa coluna. Talvez provavelmente isso não seja um problema quando estamos de pé. Contudo, ao inclinar o corpo em rotação por um longo período, por certo se torna uma carga significativa.

Ao mesmo tempo, ao inclinar o tronco para frente, para obter uma visão clara do paciente, a pélvis e o quadril giram em 30º. Dessa maneira força a região lombar e os quadris. Só para ilustrar, manter o corpo nessa posição por 10 minutos equivale a levantar um haltere de 9 quilos 266 vezes!

Agora imagine essa força toda, durante várias horas por dia, ao longo de uma semana, 1 mês, vários anos? Portanto é de extrema importância que o dentista se conscientize o quanto antes dos riscos que essa postura irá causar no seu corpo. Com toda a certeza com alguns cuidados é possível aumentar o tempo de exercício da profissão e melhorar a qualidade de vida.

Principais dores e lesões

Dores e lesões cervicais

Grande parte das dores podem passar despercebidos e dessa maneira o profissional acaba se acostumando com o problema. Eventualmente, ele recorre a um remédio no final do dia para amenizar as dores e se esquece de cuidar do próprio corpo. A longo prazo isso pode se tornar um problema crônico e incapacitante. As principais lesões são:

  • Hérnias de disco;
  • Cervicobraquialgia. É uma dor que se inicia no pescoço e irradia para o braço;
  • LER (Lesão de esforço repetitivo). Causando sinais em sintomas principalmente nos membros superiores: Músculos, tendões, fáscias e nervos. Na cintura escapular, pescoço, ombros, cotovelos e punhos;
  • DORT (Doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho);
  • Síndrome do desfiladeiro torácico (Compressão do plexo braquial);
  • Tendinites;
  • Bursites;
  • Epicondilites;
  • Complicações no sistema circulatório;
  • Síndrome do Túnel do carpo.

Dicas de Postura para aliviar as dores

Os dentistas são bastante afetados pelas dores durante o trabalho

A maneira ideal de evitar as dores em um dentista seria atender o paciente em uma posição neutra. De pé ou equilibrada, sem rotações ou inclinações. No entanto, isso é impossível. A saber, é importante conhecer algumas medidas para minimizar os danos à saúde.

  • Mantenha uma postura retilínea sempre que não for necessário olhar para a boca do paciente.
  • Faça uma pausa sempre que puder. Entre uma consulta e outra relaxe um pouco os músculos, levante-se e dê uma volta pela sala.
  • Contrate mais funcionários. Se você estiver sobrecarregado, forçado a trabalhar horas extras, considere expandir a sua equipe.
  • Invista em uma cadeira sela para o seu consultório. Se possível com apoio de braço. Ela ajuda a aliviar a pressão nas pernas, pés e região lombar durante o atendimento de pacientes.
  • Tenha uma cadeira odontológica eficiente. Tente achar o meio termo entre o conforto do dentista e do paciente.

Pilates para dentistas

A prática de exercícios sem dúvida é algo que o dentista deve priorizar para alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

O método Pilates funciona perfeitamente para aliviar as dores, relaxar os músculos tensos e reequilibrar o corpo. O uso dos equipamentos com molas promove resistência, sem impacto nas articulações. Os exercícios promovem alongamento e fortalecimento ao mesmo tempo.

Utilizamos uma abordagem sistemática para reverter e prevenir as principais lesões. Nesse sentido, o dentista vai precisar ausentar-se menos tempo no trabalho e poderá prolongar sua carreira profissional.

Nossas aulas especializadas de Pilates para dentistas podem ser feitas no estúdio ou on-line. Até mesmo dentro do consultório e utilizando a cadeira e um tatame. As aulas têm como objetivo:

  • Aliviar as tensões musculares na cervical, ombros e braços.
  • Fortalecer os músculos da coluna, abdomens (Core) e quadris, prevenindo dores na lombar.
  • Fortalecer os músculos dos ombros, cintura escapular e pescoço. De fato são áreas crônicas para os dentistas, utilizadas ao extremo.
  • Reequilibrar a musculatura, diminuindo as compensações do corpo.
  • Manutenção e melhora da mobilidade.

A aula

Sem dúvida é preciso ter um olhar atento aos dentistas. Cada dia é um dia. É preciso realizar um trabalho de manutenção, mesclando exercícios de fortalecimento assim como de mobilidade e alongamentos. A extensão e a rotação da coluna normalmente são muito indicadas. Eventualmente terão dias com muitas dores, tensão e cansaço muscular. Assim sendo, é preciso destravar e soltar certas regiões do corpo. Outros dias contudo eles estarão bem e será possível intensificar o fortalecimento e a mobilidade.

Algumas áreas do corpo como a cervical e o trapézio, com toda a certeza, precisam de cuidado especial. É preciso trabalhar a musculatura com cuidado para fortalecê-la,  sem aumentar a tensão e as dores na região. A escolha correta e inteligente dos exercícios, é fundamental.

Protração da escápula com rotação da cervical no Cadillac

O uso do Rolo de espuma é muito indicado. Ao deitar-se nele as curvas da coluna são naturalmente impostas. Além disso ele ajuda no reequilíbrio muscular e postural.

Uso de acessórios nos exercícios - Extensão da coluna no rolo de espuma.

Outros acessórios como a bola, elásticos e o Halo trainer não apenas auxiliam e educam os exercícios, assim como deixam a aula divertida e dinâmica.

O Pilates irá ajudá-lo a ficar mais forte e flexível.

Se identificou com o que descrevemos aqui? Está cansado das suas dores?

Marque uma avaliação conosco, iremos te ajudar.

 

 

 

Mais artigos

Pilates na Menopausa

Você sabia que a prática do Pilates pode aliviar os incômodos da menopausa? A menopausa traz diversas mudanças na vida das mulheres. A

Pilates na saúde mental

Hoje abordaremos a intrigante relação entre o Pilates e a saúde mental. Talvez provavelmente todos saibam que a prática de atividade física é

O Reformer

O Reformer é o equipamento mais conhecido e utilizado no método Pilates. Nascido do espírito inovador e da dedicação de Joseph Pilates, de

Abrir conversa
Agende agora mesmo a sua aula!
Fale com a nossa equipe
Olá, 👋

Você pode agendar agora mesmo uma aula experimental de pilates.

Converse com a nossa equipe!