Outubro Rosa: Como fazer exercícios com câncer de mama?

Outubro rosa: Como fazer exercícios com câncer de mama? A saber muitos médicos recomendam exercícios de baixo impacto e não muito exaustivos ao passar pelo tratamento do câncer de mama. Contudo, pode ser difícil pensar em fazer exercícios se você estiver com câncer de mama. De fato, conciliar o tratamento, família, trabalho e exercícios talvez seja complicado. Você pode estar tentando manter seu emprego com tudo isso. Bem como você deve estar com dor.  Talvez provavelmente você mal consiga sair da cama. E ainda assim você quer que eu faça O QUE? Exercício? Você está falando sério?

Felizmente, existem diferentes tipos de exercícios divertidos e moderados que você pode fazer, tais como:

  • Caminhada
  • Pilates
  • Yoga
  • Tai Chi
  • Dança
  • Movimentos na cama ou no sofá

E acredite, a prática de exercícios e manter-se em movimento pode ser vital para a saúde mental e para ajudar na recuperação durante o tratamento. Assim sendo aqui vão algumas dicas de exercícios enquanto você passa pelo tratamento. Ao mesmo tempo, não se esqueça de conversar com seu médico para garantir que você esteja se exercitando no nível de esforço apropriado para sua condição. Nesse mês do outubro rosa quanto mais informação sobre o tratamento do câncer de mama melhor.

1. Sinta-se à vontade para se exercitar no seu próprio ritmo

Comece gradualmente e dê um passo de cada vez, dia a dia. Nos dias em que eu estiver se sentindo mais animada, acrescente uns passos a mais nos seus deslocamentos, talvez suba alguns lances de escada. Com toda a certeza você ficará surpresa como mesmo o menor esforço a ajudará física e emocionalmente.

 

2. Mesmo o menor movimento é válido

Mesmo nos piores dias, quando estiver preso ao sofá, ainda pode ser possível fazer um esforço para realizar alguma atividade simples. Uma série de elevação de pernas ou algumas repetições de pontes por exemplo. Com toda a certeza, isso pode ajudar mentalmente mais do que qualquer coisa. Se você estiver acamado ou preso ao sofá, faça alguns movimentos muito leves para manter o sangue fluindo e elevar seu ânimo. Se precisar de uma ajuda profissional e dicas para alguns exercícios, temos aulas de Pilates on-line específicas para você.

 

3. Respeite sua limitação

Honre seu corpo e o momento que você está passando. Você pode já ter passado pela mastectomia, pode estar se recuperando bem, mas a cirurgia é um pouco agressiva com os seus músculos e ligamentos. Nesse sentido, fique atenta para não realizar nenhuma atividade que exija muito esforço na região dos ombros e dos seios. Evite se pendurar em barras por exemplo, mesmo que seja só pra se esticar um pouco.

Além disso, devido aos efeitos colaterais da tontura e vertigem, algumas posições podem dar problemas. Não importa que o artigo mais recente diz sobre os benefícios para a saúde da yoga aérea. Exercícios que envolvem muito movimento onde a cabeça fica abaixo da cintura podem ser extremamente perigosos. Alguns movimentos como o Burpee ou o rolling like a ball do Mat Pilates não são recomendados se você estiver com vertigem.

Mesmo em seus dias bons, não se esqueça de que você está passando por um tratamento.

 

4. Não se preocupe com o que os outros pensam

Sua atitude pode inspirar outras pessoas

Essa é uma das lições mais importantes durante os exercícios. Não se preocupe com os outros.

Se você tiver sem cabelos por causa da quimioterapia e tentar usar uma peruca ou lenço para fazer suas aulas de Pilates ou uma caminhada pode estar fora de questão. Especialmente no verão no Rio de Janeiro. De fato pode ser bastante desconfortável e além disso pode atrapalhar um pouco a execução dos movimentos.

Pense positivo, isso vai passar. Sua aparência talvez não seja o mais importante no momento. Fique confortável, escute uma música que você goste e siga em frente. Talvez você se surpreenda com quantas pessoas virão falar com você para te dar força e apreciar sua coragem e força para lutar.

Aproveite o mês do outubro rosa e além de fazer os exercícios e se manter em movimento, lembre suas amigas e familiares da importância de realizar os exames preventivos. A mamografia e o exame..são muito importantes.

 

5. Lembre-se que o exercício tem seus benefícios

Bem estar é possível durante o tratamento do câncer de mama

Muitos médicos temem que o treinamento de força possa desencadear o aparecimento do linfedema, que é o inchaço dos tecidos moles do braço. Se você fez uma cirurgia de câncer de mama e, especialmente, se os linfonodos foram removidos, você tem risco de formar um linfedema. Mas os benefícios do exercício podem superar os riscos, de longe.

Por exemplo, o exercício desencadeia a apoptose, a morte de células cancerígenas, e ajuda a reduzir suas chances de morrer de câncer.

Benefícios dos exercícios:

  • Aumento de energia
  • Redução a fadiga
  • Previne o ganho de peso
  • Controla o estresse e a ansiedade
  • Melhorar a saúde óssea
  • Melhora a saúde do coração
  • Melhorar o sono
  • Prevenir a constipação

 

6. Pratique os exercícios com segurança

Mulher fazendo caminhada com câncer de mama

Aqui estão algumas coisas para manter em mente durante o exercício durante o tratamento.

Sempre converse com seus médicos e especialmente com um especialista em linfedema antes de iniciar um programa de exercícios. Eles podem recomendar que você use uma blusa de compressão para ajudar a minimizar o inchaço no braço.

A rotina que você fazia antes do câncer pode não ser adequada durante o tratamento. Ao mesmo tempo, seu médico também pode ajudar a esclarecer quais exercícios você pode fazer por conta própria e quais podem precisar de ajuda de um fisioterapeuta. Nesse mês do Outubro rosa aproveite para ajudar a conscientizar outras mulheres que é possível se manter em movimento com o câncer de mama.

Um pouco de motivação extra

 Mulheres unidas contra o câncer de mama

Não se esqueça da endorfina! O exercício produz endorfinas em seu corpo, e as endorfinas ajudam a fazer você se sentir feliz. Ser feliz é muito necessário durante o tratamento do câncer.

Além dos exercícios e de tentar se manter em movimento, faça coisas que te dê prazer, conforto e bem estar. Coloque uma música que você curta, tome uma água de coco na praia, dê um mergulho no mar.

Honre a si mesmo. AME a si mesmo. Você é linda. Você é um sobrevivente.

Conhece alguém que está passando pelo tratamento do câncer de mama? Aproveitando o mês do Outubro Rosa para compartilhar essas informações, manter-se em movimento pode ajudar e muito no tratamento do câncer de mama.

 

Mais artigos

Pilates na Menopausa

Você sabia que a prática do Pilates pode aliviar os incômodos da menopausa? A menopausa traz diversas mudanças na vida das mulheres. A

Pilates na saúde mental

Hoje abordaremos a intrigante relação entre o Pilates e a saúde mental. Talvez provavelmente todos saibam que a prática de atividade física é

O Reformer

O Reformer é o equipamento mais conhecido e utilizado no método Pilates. Nascido do espírito inovador e da dedicação de Joseph Pilates, de

Abrir conversa
Agende agora mesmo a sua aula!
Fale com a nossa equipe
Olá, 👋

Você pode agendar agora mesmo uma aula experimental de pilates.

Converse com a nossa equipe!