20 benefícios do Pilates para te inspirar a começar a se movimentar
Muito popular entre artistas, mães e celebridades por sua estética longa, enxuta e definida, o Pilates certamente tornou-se um nome familiar.
Entretanto é muito mais do que o marketing simplificado que transforma o corpo em longo e magro. Assim sendo, é mais que um equívoco achar que o método serve só para mulheres.
Pilates certamente é para todos, independente de sexo, idade, raça, tamanho, habilidade ou nível de condicionamento físico atual.
O repertório do Pilates, que inclui exercícios no solo e nos equipamentos, é composto de mais de 600 exercícios e diversas variações.
Com toda a certeza há algo para todos, se você tem um estilo de vida sedentário, é uma atleta de fim de semana, está grávida, está em reabilitação, tem ansiedade ou se você é um atleta profissional.
Estudos recentes demonstraram que o Pilates melhora a qualidade de vida por ter um efeito positivo na depressão e na dor, principalmente na redução das dores da coluna.
Bem como é geralmente usado como uma atividade física e recomendado por médicos para saúde geral, prevenção de lesões, quedas e reabilitação.
O que é o Pilates?
Originalmente chamado de Contrologia, o Pilates é um método de exercícios para o corpo todo, projetado para melhorar as atividades diárias e a qualidade de vida.
Embora haja uma ênfase no fortalecimento do centro do corpo (Core), essa força do centro do corpo por si só não é o objetivo final. Em vez disso, o objetivo é usar essa força para desenvolver padrões de movimento funcionais e sustentáveis por todo o corpo.
Criado no início do século 20 por Joseph Pilates, os exercícios coordenam o movimento e a respiração para trabalhar os músculos estabilizadores menores e mais profundos do corpo, assim também quanto os seus músculos motores primários.
Pilates alinha a estrutura geral de todo o seu corpo e dá suporte a suas articulações. O que parece simples pode ser enganosamente desafiador e incrivelmente eficaz quando feito de maneira correta e de boa forma.
Além disso é um exercício de baixo impacto que cria força ideal por meio do equilíbrio muscular e do ajuste fino dos padrões neuromusculares.
A força obtida com a prática consistente de Pilates não é rígida, equilibrando força com mobilidade e flexibilidade. Ajuda você a se mover e respirar melhor nas suas atividades diárias, com mais liberdade, poder e menos dor.
RESUMO
O Pilates é um método de exercício desafiador de baixo impacto, que equilibra força com mobilidade. Ao mesmo tempo que alinha o corpo, ajusta os padrões de movimento e fortalece os músculos mais profundos do Core.
20 Benefícios do Pilates
-
Aumenta a força do Core
O Pilates é famoso por sua ênfase nos músculos profundos do abdômen. De fato, é pelo centro do corpo de onde se originam todos os movimentos. O core são todos os músculos ao redor do tronco, que quando estão fortes e flexíveis sustentam e estabilizam o corpo.
A prática do Pilates melhora a força e a função do core. De tal forma essa força é chave na redução das dores nas costas, no quadril e também ajuda a diminuir disfunções no assoalho pélvico. A saber é a área na qual o movimento de explosão se inicia, daí seu apelido: “casa de força” (Powerhouse).
-
Melhora a postura
Sem dúvida seus pais estavam certos quando pediam pra você sentar direito com as costas retas.
Uma boa postura é a diferença entre músculos fracos e desequilibrados, dores de cabeça, dor nos ombros ou nas costas e conseguir se sentar ou ficar de pé com facilidade.
O Pilates se concentra no alinhamento de todo o corpo, na amplitude de movimento ideal nas articulações e no equilíbrio de todos os músculos. Além disso, ele melhora a postura, trazendo consciência para o seu alinhamento e fortalecendo os músculos posturais antes esquecidos.
-
Diminui as dores nas costas
O Pilates visa ativar os músculos abdominais e do assoalho pélvico mais profundos, para contrair e relaxar, um verdadeiro sinal de força. Nesse sentido, esses músculos funcionam como um suporte para elevar e apoiar os órgãos e proteger e estabilizar a coluna.
-
Prevenção de lesões
O Pilates equilibra os músculos do corpo para que eles não fiquem frouxos e fracos, nem tensos e rígidos. Por certo músculos frouxos e fracos ou tensos e rígidos podem tornar o corpo mais suscetível a lesões.
O método se concentra no desenvolvimento da força dinâmica, desse modo você é mais capaz de apoiar e estabilizar as articulações enquanto se move. Pesquisas recentes mostram como o Pilates é eficiente na prevenção de lesões nos esportes.
-
Aumenta a energia
Ao focar na respiração, o Pilates melhora a capacidade cardiorrespiratória. Por consequência isso estimula os hormônios do bem estar, o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea.
O Pilates consegue tudo isso e, devido ao seu baixo impacto raramente o deixa cansado. Além disso, te dá um impulso de energia.
-
Aumenta a consciência corporal
A atividade é uma prática corpo-mente que aumenta a propriocepção e a consciência corporal. Ou seja, a atenção para dentro e a capacidade de focalizar as sensações em seu corpo com toda a certeza aumentam a sensação de conforto ou dor, suas emoções e o ambiente ao seu redor.
Com a propriocepção aprimorada, o corpo é mais capaz de responder aos estímulos, dessa maneira pode prevenir lesões e quedas. Uma melhor consciência corporal pode até ajudá-lo a evitar comer demais, pois você estará mais em sintonia com os sinais de fome do seu corpo.
-
Diminui o stress
Bem como o benefício da consciência corporal, a atenção para si e o uso da respiração do Pilates sem dúvida podem diminuir a regulação do sistema nervoso. Isso por sua vez, pode tirá-lo do modo luta-fuga, diminuir o cortisol e nesse ínterim diminuir o estresse ao longo do tempo.
-
Reduzir as cólicas e dores da menstruação
A Dismenorreia é a condição onde há dor nos períodos menstruais. Se você já passou por isso com toda a certeza sabe como pode ser debilitante. Pesquisas recentes sugerem que o Pilates ajudar a reduzir a dores das cólicas.
-
Melhora a flexibilidade e a mobilidade
Primeiramente, vamos definir a diferença ente a flexibilidade e a mobilidade.
Flexibilidade é a quantidade de alongamento passivo em um músculo. Mobilidade é a amplitude de movimento de uma articulação. Em suma, uma boa mobilidade requer flexibilidade, mas também força.
A mobilidade é algo pelo qual você deve se esforçar, enquanto a flexibilidade em si não é funcional. De fato você precisa de um equilíbrio entre força e flexibilidade para otimizar a mobilidade.
Os exercícios do Pilates são contínuos e com transições suaves entre os movimentos precisos, lentos e controlados. Em outras palavras, ao invés de alongamento após um exercício de fortalecimento, a maioria dos exercícios de Pilates é uma combinação dos dois, o que melhora a força, a flexibilidade e a mobilidade.
10. Melhora o equilíbrio
O equilíbrio é importante em qualquer idade e necessário para atividades cotidianas que envolvam coordenação, como caminhar, assim como qualquer movimento não linear da vida, como alcançar e girar.
O pilates melhora o equilíbrio e a marcha não apenas através do fortalecimento do centro do corpo, mas também por causa de seu foco no alinhamento e exercícios corporais completos.
11. Aumenta sua imunidade
Pesquisas mostram que o Pilates ajuda a impulsionar o funcionamento do sistema imunológico, especialmente em idosos.
Ao mesmo tempo que a pesquisa tenha sido feita em idosos, de maneira idêntica esses achados sugerem que todas as idades poderiam experimentar um aumento da imunidade através do Pilates, principalmente por causa da melhora da circulação.
Logo após a melhora da circulação vem melhor função do sistema imunológico. Um bom sistema imunológico é uma função de fluir adequadamente sangue e vasos linfáticos — ambos são impulsionados pelo Pilates.
12. Melhora o funcionamento cognitivo
Estudos mostraram melhor funcionamento cognitivo após o treinamento de Pilates.
Vários marcadores foram avaliados, como o desenvolvimento de novos neurônios, assim como o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumento de neurotransmissores e longevidade de neurônios responsáveis pelo aprendizado, memória e pensamento executivo.
As aulas de Pilates estimulam o aluno a pensar no próprio corpo, no seu músculo, no seu movimento, na sua respiração.
13. Pode melhorar a motivação
Assim também com a melhoria da cognição, um estudo descobriu que o Pilates é eficaz para melhorar a motivação na população estudantil.
Outro estudo explorou o tipo de motivação que impulsiona aqueles que praticam Pilates, assim sendo descobriu que os praticantes de Pilates são mais impulsionados pela motivação intrínseca do que pela validação externa.
14. Melhora sua vida sexual
Pilates pode tornar sua vida sexual mais agradável por mais de um motivo. Primeiro, ele constrói resistência, força, mobilidade e flexibilidade que podem melhorar as aventuras entre quatro paredes, permitindo que você entre e mantenha posições por mais tempo.
Além disso, o Pilates é uma ferramenta eficaz para melhorar a força e a função do assoalho pélvico, e um forte assoalho pélvico se correlaciona com o aumento do prazer sexual.
15. Melhora o desempenho esportivo
Seja você um atleta profissional ou guerreiro de fim de semana, o Pilates por certo pode elevar o nível do seu esporte ou atividade.
O pilates equilibra o corpo fortalecendo os músculos, mobilizando o que é rígido e alongando áreas encurtadas. Em outras palavras, isso permite que você reaja mais rápido e evite lesões.
Pesquisas realizadas em atletas em vários esportes demonstram melhor velocidade, ganhos em massa muscular e força do tronco, core mais estável, melhor salto vertical e melhor flexibilidade ao chutar.
16. Fortalece seus ossos
O estilo de vida atual muito tempo sentado e com menos movimentos por certo é prejudicial à saúde e densidade óssea. Quanto menos nos movemos mais fracos os ossos ficam. A forte densidade óssea previne a osteoporose e a osteoartrite e pode afetar pessoas de qualquer idade.
Estudos têm mostrado que o Pilates é eficaz no aumento da qualidade de vida, aliviando a dor e aumentando a densidade óssea.
17. Promove menor atrito nas articulações
Os exercícios de baixo impacto utilizando a resistência das molas e elásticos protegem as articulações e contribuem para a diminuição da rigidez. Ao mesmo tempo os movimentos suaves e controlados lubrificam e aliviam as tensões ao redor das articulações. Dessa forma, mesmo regiões com dores intensas vão se soltando com os exercícios.
18. Aumenta seu humor
Qualquer tipo de exercício oferece aquele elixir mágico da endorfina.
Entretanto, estudos que exploraram especificamente os benefícios que impulsionam o humor do Pilates descobriram que os praticantes do método experimentaram uma redução da ansiedade, fadiga e sintomas depressivos, e uma liberação de padrões de pensamento negativos.
19. Melhora o sono
Estudos sugerem que o Pilates pode levar a um sono melhor, especialmente em pessoas com menos de 40 anos. Um estudo descobriu que as mulheres pós-parto se beneficiam de um sono melhor ao adicionar Pilates em sua rotina semanal.
20. Incentiva a brincadeira
Por último, mas não menos importante, muitas pessoas acham que o Pilates é uma mudança divertida no ritmo de exercícios e atividades físicas.
Onde mais você pode “rolar como uma bola”, ser uma foca, se pendurar como um “macaco”, ou apenas brincar com novas posições? Encontrar uma sensação divertida pode melhorar sua saúde física de várias maneiras.
Sem mencionar que os regimes de exercício mais benéficos são aqueles que você gosta de fazer — porque então você vai continuar se exercitando.
RESUMO
O pilates é um exercício completo para o corpo que tem inúmeros benefícios, desde a prevenção de lesões até a melhoria da flexibilidade para uma vida sexual melhor.
Os benefícios se sobrepõem e são o resultado da influência e conexão de todo o corpo.