Pilates na Fibromialgia: Como aliviar dores?

Pilates na Fibromialgia.

O Pilates é um excelente aliado contra as dores crônicas da Fibromialgia. Os exercícios de baixo impacto aliviam as dores nas articulações. A Fisiocorp Pilates recebe alunos por diversos motivos. Condicionamento físico, melhora da qualidade de vida, reabilitação, hérnias, gestantes e dores crônicas. Esse é o caso na Fibromialgia.

O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica e generalizada no corpo todo. Principalmente nos músculos. Igualmente com a dor, aparecem o cansaço e o sono não reparador. A pessoa acorda cansada. Outros sintomas comuns são alterações na memória e atenção, ansiedade e a depressão. Esses desconfortos podem surgir após um trauma físico, uma cirurgia, infecção ou uma tensão psicológica significativa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia estudos recentes mostram que pacientes com fibromialgia apresentam uma maior sensibilidade à dor. É como se o cérebro dessas pessoas tivesse um termômetro desregulado para a sensação de dor. Dessa forma o sistema nervoso é ativado para fazer a pessoa sentir mais dor. Em outras palavras, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso fique mais intenso.

A fibromialgia é um problema bastante comum e afeta principalmente as mulheres. Não se sabe a razão disso. A princípio não parece haver uma relação com hormônios. Por exemplo, a fibromialgia afeta mulheres antes e depois da menopausa. A idade do aparecimento é geralmente entre 30 e 60 anos. No entanto, existem casos em pessoas mais velhas assim como em crianças e adolescentes.

O diagnóstico

O diagnóstico é clínico, isto é, não é necessário exames para sua comprovação. Normalmente é feito pelo reumatologista a partir do relato e história do paciente. Por certo se o médico fizer uma boa entrevista o diagnóstico pode aparecer na primeira consulta e é possível descartar outros problemas.

Ao mesmo tempo existem outras síndromes que provocam dores também. É um processo de eliminação. O médico fará exames para descartar outras possíveis causas de dores. Conforme essas possibilidades vão se esgotando o diagnóstico fica mais claro.

De tal forma os critérios para diagnóstico da fibromialgia são:

• Dor por mais de três meses no corpo todo.
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura
  • Alteração do sono
  • Fadiga

Dores

Certamente o sintoma mais importante é a dor espalhada pelo corpo. Geralmente o paciente tem dificuldade para definir quando a dor começou. Se começou de maneira localizada e depois se generalizou ou se já começou no corpo todo. Às vezes o paciente sente mais dor ao final do dia, por outro lado pode haver dor também pela manhã. A dor é sentida nos ossos e nos músculos ao redor das articulações.

Sensibilidade ao toque

Existe também uma sensibilidade ao toque. Dessa maneira, muitos pacientes não toleram ser agarrados ou abraçados. Contudo não há inchaço nas articulações pois não há inflamação. A sensação de inchaço pode aparecer com devido a contração muscular em resposta as dores.

Alterações no sono

A alteração do sono também é muito frequente. Ele tende a ser superficial e com interrupções. Ou seja, a qualidade do sono cai muito e a pessoa acorda cansada. Muitas vezes ela acorda mais cansada do que foi dormir. Por consequência essa má qualidade do sono aumenta a fadiga, a contração muscular e as dores.

Fadiga

A fadiga é outro problema comum. E vai além da causa do sono não reparador. Ao mesmo tempo os pacientes apresentam baixa tolerância ao exercício. Isso é um grande problema, já que a atividade física é um grande tratamento da fibromialgia.

Depressão

A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia. Por muito tempo se pensou que a fibromialgia era uma depressão mascarada. Hoje sabemos que a dor da fibromialgia é real. Não se deve pensar que o paciente está somatizando as dores, isto é, manifestando um problema psicológico através da dor.  Desse modo a depressão não pode ser deixada de lado em um paciente com fibromialgia. Do mesmo modo ela precisa ser tratada. Por consequência ela piora o sono e aumenta a fadiga. Com isso diminui a disposição para o exercício além de aumentar a sensibilidade do corpo.

Tratamento

Como qualquer doença crônica não há cura para a fibromialgia. Desse modo há apenas o tratamento para controlar os sintomas. Podemos dividir o tratamento em medidas medicamentosas e alternativas.

Os remédios têm o objetivo de aliviar as dores. Em outras palavras eles estimulam mecanismos naturais de analgesia. Além disso diminuem a chegada de mensagens dolorosas no cérebro. Normalmente são medicamentos usados em outras doenças como antidepressivos e anticonvulsivantes. Com toda a certeza o tratamento deve ser individualizado e varia de pessoa para pessoa. E segue um alerta: A ingestão de analgésicos sem prescrição muitas vezes só piora o quadro.

O tratamento não farmacológico inclui os exercícios físicos, a acupuntura e a terapia cognitivo-comportamental.

Pilates na Fibromialgia

O principal objetivo da aula é o controle e alívio das dores. Assim sendo oferecemos um tratamento alternativo e saudável (não medicamentoso). A manutenção da independência física e da autonomia acima de tudo melhor a qualidade de vida desses alunos.

Uma boa avaliação é importante para descobrir a queixa principal do aluno e os pontos de dor crônica.

Além do alívio das dores o objetivo das aulas de Pilates é um ganho de flexibilidade, melhora da postura e diminuir as tensões musculares. A maioria dos alunos com fibromialgia aqui no estúdio apresentam dores na cervical, ombros, coluna lombar e quadris.

Os exercícios que utilizamos são específicos para destravar e soltar essas articulações. Promovendo alívio e relaxamento nas dores crônicas. Da mesma forma evitamos posições cansativas que podem levar a fadiga do aluno.

O Pilates é um método que atua em diversas patologias. Assim sendo reabilita e melhora o quadro clínico do paciente. Desta forma, o Pilates na fibromialgia é uma ótima escolha para alívio das dores e melhora nas atividades de vida diárias.

Sofre com dores pela Fibromialgia? Marque uma avalição conosco.