Como aliviar a rigidez e dores articulares?

Dores nas articulações e rigidez são queixas muito comuns nos dias de hoje. Assim, se você sofre com isso sabe como pode ser incômodo e frustrante viver com dor. Tem dias que elas podem ser suportáveis, outros dias te irritam!! Dessa forma, ainda bem que temos algumas opções para lidar com elas e aliviá-las.

Articulações, Dores, Rigidez, Pilates, Exercícios

A primeira e talvez mais fácil é se exercitar. Simples, primeiramente, mexa-se. Faça algum exercício, atividade física ou esporte que te agrade. Nosso corpo foi feito para se mover, não para ficar parado. Certamente, quanto mais parados e sedentários ficamos maior será a rigidez e a falta de mobilidade nas articulações.

Os exercícios não devem ser difíceis ou dolorosos. Devem realizar movimento nas articulações e diminuir a rigidez. Assim, essas atividades físicas não só te ajudarão a se manter ativo como irão manter as suas articulações saudáveis. Por exemplo:

• Caminhar
  • Nadar
  • Pilates
  • Exercícios na água

As articulações e o nosso corpo

Cada articulação do nosso corpo tem um desenho e uma função própria. A cervical, por exemplo, é gentil e suave, precisa de estabilidade para funcionar bem. Já que os joelhos absorvem muito impacto, devem estar firmes e prontos para isso. A coluna torácica está no meio do nosso corpo, é a ligação entre a coluna cervical e lombar. Dessa forma, se não tiver uma boa mobilidade ficamos travados, um bloco, com reflexos para a coluna cervical e lombar.

Além dos exercícios podemos dar alguns agrados aos nossos músculos e articulações, a saber:

• Calor: Aquece os músculos e previne espasmos musculares.
  • Gelo: Previne inchaços, inflamações e dores. Se você tem dores nas articulações diariamente o gelo é ótimo. Barato, dá um efeito rápido e não prejudica o seu estômago.
  • Massagens: São uma ótima maneira de relaxar e aliviar tensões e a rigidez. Em outras palavras, ajudam também a deixar as articulações mais “macias” e lubrificadas, facilitando os movimentos. Pode ser feito por um profissional ou por você mesmo. Faça movimentos suaves e circulares aonde estiver com dores e rigidez. Dessa maneira, um rolo de massagem pode te ajudar a chegar mais fácil nos pontos de dor.
  • Essa terapia milenar pode te ajudar e muito. Não tenha medo das agulhas. Se elas forem colocadas nos pontos certos não será dolorido, pelo contrário, irá ajudar a aliviar as dores e prevenir inflamações.

Hábitos alimentares podem ajudar

A alimentação também pode te ajudar a ter menos dores. A cúrcuma, por exemplo, é um superalimento com diversas propriedades de cura. Ela é usada nos tratamentos de artrite e ajuda a reduzir inflamações. Uma dieta balanceada com frutas e verduras, sem gordura em excesso também irão ajudar. O gengibre, o alho e o ômega 3 também tem ação anti-inflamatória e ajudam a reduzir e controlar as dores.

Assim sendo, alguns suplementos alimentares também podem ajudar como o Colágeno tipo 2.

E aí? O que você tem feito para fugir e amenizar suas dores articulares e rigidez? Conta pra gente.