Cuidados com a Osteoporose

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença em que ocorre a perda de massa óssea e desgaste do tecido ósseo. Por consequência provocam fraturas dolorosas em 50% dos casos. As mais comuns acontecem na coluna, no fêmur, costelas e no úmero. Assim sendo provocam incapacidade física e pode levar a morte. Uma em cada quatro mulheres que sofrem fraturas no fêmur, podem morrer em um ano, por complicações dessas fraturas.

Vertebra, Fratura, Desgaste, Osteoporose, Ossos Fracos.

A perda óssea começa por volta dos 40 anos de idade, tanto em homens como em mulheres. Nas mulheres, logo após a menopausa, ocorre uma aceleração da perda óssea a uma taxa duas vezes maior do que nos homens. Por consequência as mulheres com osteoporose podem perder até metade de sua massa óssea. Estudos mostram que uma perda de 10% da massa óssea na coluna pode dobrar o risco de fraturas. Assim como a perda de 10% no quadril aumenta em 2,5 vezes o risco de fratura por consequência.

Qual é a incidência da osteoporose?

Recentemente a organização mundial da saúde (OMS) declarou que existe uma epidemia de casos de Osteoporose em todo o mundo. De fato é uma doença negligenciada que pode limitar muito a qualidade de vida das mulheres.

No Brasil, segundo o IBGE, estima-se que cerca de um milhão de mulheres poderão ficar inválidas e pelo menos 200 mil irão morrer, se a doença não for combatida. Essas estimativas, sem dúvida colocam a osteoporose como uma das principais causas de morte na população feminina no país, ao lado do câncer.

A osteoporose aflige cerca de um terço das mulheres entre 60 e 70 anos de idade, bem como dois terços daquelas com 80 anos ou mais. Em todo o mundo, aproximadamente 1,7 milhão de fraturas no quadril são atribuídas em virtude da osteoporose a cada ano.

Vertebra, Fratura, Desgaste, Osteoporose, Ossos Fracos, Fratura no Fêmur.

Causa e fatores de risco

  • História familiar da doença;
  • Baixa produção de hormônios;
  • Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
  • Alimentação deficiente em cálcio e Vitamina D;
  • Baixa exposição à luz solar;
  • Imobilização e repouso prolongados;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Consumo de álcool;
  • Certos tipos de câncer;
  • Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e no fígado.

Sintomas

A osteoporose é uma doença silenciosa, certamente esse é o grande perigo. Não há dor nem sinal de fraqueza nos ossos. Inesperadamente o osso quebra sem trauma nenhum, ao menor esforço, apenas por estar fraco. Por exemplo, as costelas podem quebrar com um simples espirro.

Por isso é tão importante reconhecer a Osteoporose como uma doença perigosa e silenciosa.

A boa notícia é que a osteoporose pode ser descoberta precocemente. A osteopenia é uma condição em que há uma queda na quantidade de cálcio ao mesmo tempo que uma redução da massa óssea. Eventualmente pode ser revertida de tal forma que não evolua para a osteoporose. Além disso escolhas de estilo de vida saudável, a prática de exercícios e medicação adequada por certo ajudam muito.

Como o Pilates atua contra a osteoporose?

Vertebra, Fratura, Desgaste, Osteoporose, Ossos Fracos. Fisiocorp Pilates - Barra da Tijuca

Na Fisiocorp Pilates temos alguns alunos com Osteoporose e Osteopenia. Ao realizar a avalição do aluno, principalmente em mulheres antes da mais nada perguntamos: Como estão seus ossos? Se o aluno não souber sugerimos uma consulta ao médico para realizar um exame de densitometria óssea.

A vantagem do Pilates na prevenção e tratamento da Osteoporose é a postura e a posição correta do aluno o tempo todo. Com toda a certeza a posição correta em um exercício é muito importante, isso faz com que os músculos e ossos trabalhem de uma maneira mais eficiente e por isso fiquem mais fortes.

Um dos nossos grandes objetivos é a prevenção de quedas. Portanto exercícios para o equilíbrio são muito utilizados. Além disso realizamos exercícios de extensão da coluna torácica. Isso ajuda a manter os ossos da coluna e costelas fortes e sem dúvida melhora a postura.

As molas dos equipamentos de Pilates promovem resistência aos músculos, gerando força nos ossos. Os músculos que envolvem os ossos que tendem a fraturar devem ser fortalecidos até cansarem. Ao montar suas aulas não se prenda a um número de repetições limitado para realmente fortalecer seus músculos e ossos.

Movimentos contra-indicados

Se a osteoporose for severa alguns movimentos devem ser evitados. Por isso a densitometria óssea é tão importante, para saber quais ossos estão mais fracos. Sem dúvida temos que evitar a flexão do quadril acima de 90º assim como a rotação e a flexão da coluna.

Em se tratando de um idoso, as quedas são quase que normais, o idoso irá cair de vez em quando. Temos que preparar o idoso para se levantar sem realizar flexão ou rotação da coluna. Isso irá exigir pernas e braços fortes.

Pode acontecer uma fratura na tentativa de se levantar. Fazendo um movimento brusco com a coluna ou com o quadril, ao tentar se levantar rápido. Certamente ninguém gosta de cair, na rua então é embaraçoso né? Mas devemos manter a calma e levantar com segurança.

Conhece alguém com Osteoporose? Desconfia de alguém na família que possa ter? Conta pra gente.

Mais artigos

O Reformer

O Reformer é o equipamento mais conhecido e utilizado no método Pilates. Nascido do espírito inovador e da dedicação de Joseph Pilates, de

Tudo o que você precisa saber sobre Pilates

O método Pilates é um programa de exercícios com mais de 100 anos de história. Primeiramente foi adotado por dançarinos profissionais no início

O Cadillac

Uma introdução ao Cadillac. O que é e como funciona? O Cadillac é com toda a certeza o equipamento mais versátil do método

Abrir conversa
Agende agora mesmo a sua aula!
Fale com a nossa equipe
Olá, 👋

Você pode agendar agora mesmo uma aula experimental de pilates.

Converse com a nossa equipe!