1. Deite-se de barriga para cima com os joelhos flexionados no ar e os braços estendidos na altura dos ombros com as mão viradas uma para a outra. Se possível pélvis neutra.
  2. Contraia os abdomens e mantenha a coluna estável enquanto desça uma perna em direção ao solo encostando somente a ponta do pé no solo, ao mesmo tempo leve o braço oposto a perna para trás, sem elevar as costelas do solo.
  3. Retorne a perna e o braço a posição inicial.
  4. Troque a perna e o braço, controlando a descida da perna.
  5. Estenda a perna o mais longe que puder enquanto mantém as costas planas.
  6. Volte e mude de lado.

Senão conseguir manter as duas pernas no ar e sua estabilidade na coluna, manter uma perna apoiada no solo.

A ponte

  1. Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés à distância dos quadris.
  2. Expire: Mantenha seu tronco e pélvis juntos e contraia os glúteos para elevar o quadril do solo.
  3. Inspire: Mantenha a posição.
  4. Expire: Relaxe e retorne seu quadril para o solo. Repetir de 8 a 10 repetições.

Realizar a elevação do quadril sem rolar a coluna.

Em resumo

Certamente existem vários exercícios para ativar seus músculos do Core. Os clássicos são o encaixe da pélvis, as pranchas, o perdigueiro, o dead bug e a ponte.

O que o Core faz?

Seu core tem várias funções, a saber: estabilização, equilíbrio, respiração e controle intestinal e da bexiga.

Mobilidade da coluna

Embora muitas vezes pensemos nos músculos do core como estabilizadores importantes (de fato eles são!), eles também são os músculos responsáveis por mobilizar sua coluna através de flexão, extensão, flexão lateral e rotação. Acima de tudo uma coluna saudável deve realizar todos esses movimentos.

Estabilidade do tronco

Durante atividades como levantar algo acima da cabeça, pegar algo no chão ou empurrar ou puxar um objeto, seus músculos principais se contraem para manter seu tronco estável e apoiar sua coluna vertebral.

Esses músculos também são importantes no halterofilismo e nos esportes em geral, como judô, corrida e futebol. Manter a coluna estável reduz o risco de lesão.

Equilíbrio

Seus músculos principais ajudam a manter o equilíbrio quando você está parado, bem como quando seu equilíbrio é desafiado dinamicamente.

Por exemplo, quando alguém esbarra em você, seu cérebro e tronco reconhecem essa força abrupta e permite que você se equilibre. Seus músculos do core então reagem para ajudar a manter seu corpo ereto.

Os músculos do core também geram o equilíbrio em atividades como o halterofilismo olímpico, em que seu tronco tem que reagir e permanecer estável durante as mudanças na distribuição de peso.

Respiração e estabilidade do tronco

Seu diafragma é um músculo importante no controle da respiração. Tem uma forma invertida de “U” e reveste suas costelas inferiores.

Ele achata à medida que se contrai, permitindo espaço para seus pulmões se expandirem ao respirar. Por outro lado, quando seu diafragma relaxa, comprime sua cavidade pulmonar, forçando o ar para fora de seus pulmões de forma semelhante à maneira como as alças de um balde funcionam.

Além disso, seu diafragma pode se contrair isometricamente para segurar a respiração quando você está se esforçando para levantar algo pesado. Esta ação dá suporte ao seu tronco para evitar lesões e manter a estabilidade.

Controle intestinal e bexiga

Seus músculos do assoalho pélvico ajudam a controlar seu intestino e bexiga, permitindo que você urine ou defeque (ou segurar sua vontade se você não puder ir ao banheiro).

Se esses músculos não são fortes, a incontinência ocorre. No entanto, em muitos casos, esses músculos podem ser fortalecidos para ajudar a prevenir ou gerenciar essa condição.

Além disso, os músculos do assoalho pélvico e o diafragma trabalham em conjunto com o resto do seu core para manter a estabilidade da coluna vertebral aumentando a pressão abdominal na coluna vertebral.

Aqui na Fisiocorp Pilates damos muita atenção aos músculos do assoalho pélvico, não só no Pilates para gestantes. Assim como nas aulas para idosos e no Pilates rehab para aliviar as dores na coluna.

Em resumo

Os músculos do core têm múltiplas funções, incluindo estabilidade do tronco, equilíbrio, respiração e controle intestinal e bexiga.

Ativar seu core significa contrair os músculos do tronco para fornecer suporte para sua coluna vertebral e pélvis em posições estáticas e durante movimentos dinâmicos. Estes músculos são usados para equilibrar, levantar, empurrar, puxar e nos movimentos em geral.

Um core forte ajuda a melhorar o equilíbrio, diminuir o risco de lesões e dá suporte para a sua coluna durante movimentos fortes.

Simplificando, seus músculos principais estão envolvidos na estabilidade e mobilidade de sua coluna. Eles são o “núcleo” de todos os movimentos que seu corpo faz ao longo do dia. Aprender a envolver esses músculos efetivamente vai ajudá-lo a mover-se livre de dor para os próximos anos.

E vc? Tem trabalhado seu Core? De que forma? Qual seu exercício favorito? Conta pra gente.