As frases famosas de Joseph Pilates

Joseph Pilates foi o criador do método Pilates. Nascido em 1883 foi o nosso mestre e criador da Contrologia. Como forma de homenageá-lo vamos conhecer as frases mais famosas dele aqui.

Um inovador do movimento, com sua sabedoria e conhecimento ele foi capaz de criar um sistema muito eficiente de exercícios. Capaz de ajudar a conquistar um bom condicionamento físico e proporcionar o bem estar.

Podemos afirmar que o Pilates é uma das modalidade mais populares quando se fala em atividade física. De fato, poucas atividades reúnem tantos benefícios ao ser humano, melhorando não só o corpo como também a mente.

Como resultado, seu legado e as suas frases são utilizadas até hoje como forma de motivação, resiliência e dedicação. Não só na hora de praticar o método, mas também no dia a dia em geral.

Dessa forma, vamos explorar algumas frases famosas de Joseph Pilates e conhecer um pouco mais sobre ele e seu método de exercícios.

História de Joseph Pilates

Joseph nasceu na Alemanha em 9 de dezembro de 1883. Filho de um ginasta e de uma naturopata (ela utilizava apenas remédios naturais extraídos de ervas), ele sempre teve uma influência na área do corpo e da saúde.

Sua infância foi um pouco difícil. A saber ele teve alguns problemas de saúde como Asma, tuberculose, febre reumática e raquitismo. Através da filosofia dos seus pais, ele começou a se dedicar a melhoria da sua saúde praticando exercícios respiratórios que o ajudavam a lidar melhor com a Asma.

Ao mesmo tempo, ele acreditava que a sua má postura e dificuldade pra respirar eram as causas dos seus problemas de saúde. Desse modo, além de trabalhar a respiração ele passou a se exercitar ao ar livre.

É provável que por volta dos 14 anos ele começou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa entre outros. Com isso ele conheceu a aprendeu diversos tipos de atividades físicas diferentes como a musculação, a Yoga, o boxe, o mergulho, kung fu e a ginástica.

Assim sendo essa então foi a inspiração para criar o método Pilates.

Criação do método Pilates

Posteriormente ele foi para a Inglaterra já como adulto. Alguns anos depois durante a 1a grande guerra ele foi preso e enviado para um campo de concentração.

Foi então que Joseph Pilates começou a desenvolver seu método e colocar seus estudos em prática. Utilizando as molas de colchões para realizar exercícios em si mesmo e em outros presos, até mesmo os mais debilitados.

Com efeito, a medida que seus “pacientes” melhoravam, ele aumentava a dificuldade dos exercícios para eles ganharem mais força e flexibilidade. Surpreendentemente, com isso não só o corpo era trabalhado, mas também suas mentes através do controle da respiração. Acredita-se que os presos permaneceram saudáveis até o final da guerra.

Após a guerra ele imigrou para os Estados Unidos. Na viagem ele conheceu sua futura esposa Clara, que era bailarina. Eles abriram o primeiro estúdio de Pilates ao lado do Ballet de Nova York, atraindo bailarinos e artistas interessados em desenvolver um corpo mais forte e saudável. Dessa forma a semente do Pilates foi plantada e difundida, e por consequência alguns alunos levaram o método adiante e ele está em constante evolução.

Agora que já conhecemos um pouco sobre quem era Joseph Pilates vamos conhecer suas frases mais famosas, todas elas estão no livro o retorno a vida através da Contrologia e foram escritas entre 1934 e 1945:

“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz”

Joseph Pilates acreditava que para realizar qualquer movimento era preciso estar concentrado e utilizando a respiração corretamente. Dessa forma o resultado era um corpo mais forte e saudável sem riscos de lesões. Exercícios repetitivos realizados sem conexão do corpo com a mente não promovem um desenvolvimento completo do ser humano.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um um novo corpo”

Em outras palavras, a prática dos movimentos e exercícios realmente impressiona. A diferença é visível em algumas aulas. Seja na maior mobilidade, força ou no controle do corpo.

“A Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a atividade física, vigora a mente e eleva o espírito”

Contrologia é a coordenação completa entre o corpo a mente e o espírito. Através da Contrologia se adquire o controle completo do seu próprio corpo. Com efeito, através da repetição adequada dos seus exercícios, gradual e progressivamente se adquire o ritmo natural e uma coordenação associada a todas as suas atividades mentais e subconscientes.

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”

Com toda a certeza movimentos mal feitos ou incorretos, como permanecer muito tempo numa mesma posição ou sentado e o sedentarismo causam inúmeros problemas de saúde.

“O homem deveria estar ciente e refletir sobre um ensinamento grego: Nem muito pouco, nem em excesso”.

Essa regra vale para quase tudo. Seja para atividade física, alimentação, hobbies ou trabalho. É preciso buscar um equilíbrio nas nossas atividades para não fazer nem em excesso nem muito pouco.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

Essa é um pouco dura mas é a mais pura verdade. A boa notícia que nunca é tarde para começar a se movimentar e cuidar da sua saúde. Sem querer comparar nossos alunos aqui do estúdio, nesse ínterim temos alunos com quase 70 anos com mais mobilidade e força do que alguns por volta dos 40.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”.

De fato não é um caminho muito fácil ter saúde, força e uma boa mobilidade. A verdade é que ninguém pode cuidar do seu corpo por você. As vezes leva um tempinho para observarmos mudanças no nosso peso ou na nossa força, mas com persistência e dedicação é possível e gratificante.

“Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna”.

Joseph Pilates não viveu o auge do mundo tecnológico dos dias atuais. De fato na sua época os humanos não passavam tanto tempo sentados e com o rosto grudado em telas. Com toda a certeza permanecer sentado por horas prejudica a flexibilidade da coluna assim como é péssimo para a postura. As dores aparecem com o tempo. Observamos crianças e adolescentes que deveriam estar com uma mobilidade plena com dores, falta de mobilidade e problemas posturais. É preciso uma atenção de toda a sociedade para prevenir problemas maiores de coluna no futuro.

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”.

De fato quem pratica o método é mais feliz. Os exercícios geram a produção de endorfina, que dá uma sensação de bem estar. Além disso, uma maior força e mobilidade, além da redução de medidas e definição muscular é muito bom para o espírito também.

“Paciência e persistência são qualidades vitais no resultado final para realizar algum esforço que valha a pena”.

É muito comum no início da prática do Pilates não ter controle sobre o corpo. De fato coordenar os movimentos e a respiração pode ser um pouco complicado no início. Mas com a prática seu corpo absorve as informações, começa a entender e gostar dos movimentos e daí em diante naturalmente seu esforço será recompensado.

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”.

A prática dos exercícios de Pilates demanda concentração e foco para que se tenha controle do corpo e dos movimentos. Sem dúvida isso é visível todos os dias aqui no estúdio, alguns alunos tem mais facilidade para se concentrar do que outros. Eventualmente algum aluno chega atrasado, com a aula em andamento, e é nítido como ele demora a entrar na aula no ritmo dos demais alunos. Nas aulas para crianças e adolescentes essa concentração é muito difícil de ser alcançada, assim sendo nesse as aulas devem ser mais lúdicas.

“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer”.

Ao atingir o controle do corpo e a coordenação dos movimentos os exercícios ficam mais tranquilos de serem feitos, e a sensação de fortalecer os músculos da maneira correta, sem compensações é prazerosa. Com efeito o resultado é imediato.

“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica”.

Seguindo a última frase, não é preciso ficar várias horas se exercitando pra conseguir ter o corpo mais forte. Uma sessão de Pilates é capaz de trabalhar o corpo como um todo, na verdade é isso que se busca numa aula. Por exemplo, realizar todos os movimentos da coluna (flexão, extensão, rotação e flexão lateral), fortalecimento dos abdomens (Core), braços e pernas. Isso tudo feito com bom senso e equilíbrio torna a aula de Pilates completa.

Respeite seu próprio ritmo”.

Especialmente se você é um aluno iniciante. Da mesma forma, você pode estar um pouco cansado, pode ter dormido mal e sem muita energia naquele dia, e forçar demais o corpo pode não ser recomendado.

“Através do Pilates, você primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo e depois, através da repetição adequada de seus exercícios, você gradual e progressivamente consegue ritmo e coordenação natural em todas as suas atividades subconscientes”.

Com toda a certeza esse é um dos maiores benefícios do método Pilates. O controle adquirido nas aulas é evidente no seu dia a dia. As tarefas cotidianas ficam mais fáceis e naturais. Ao mesmo tempo uma atividade extra como uma trilha ou ter que descer várias escadas por uma falta de luz por exemplo podem ser feitas sem grandes danos ao corpo. Os alunos as vezes se surpreendem quando conseguem realizar uma atividade inesperada como essas.

“Se aceita da forma que você é”.

Existem vários tipos de corpos diferentes: altos, baixos, magros, pesados, flexíveis, encurtados, com as curvas da coluna acentuadas ou achatadas. Os exercícios vão mostrar exatamente como é o seu corpo e que tipos de movimentos ele precisa. Os equipamentos, acessórios e molas que utilizamos durante as aulas se adaptam a qualquer tipo de corpo, ajudando ou desafiando cada tipo de aluno quando necessário.

“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade”.

Essa vai na canela dos alunos “rebeldes”. De fato todos nós temos um gosto pessoal para alguns movimentos, alguns são mais fáceis, outros mais difíceis. Alguns alunos adoram fazer os exercícios deitados, outros adoram fazer abdominais e agachamentos. Nosso corpo precisa de diferentes estímulos para não entrar numa zona de conforto e estar sempre em evolução. Confie e escute o seu instrutor, com toda a certeza ele sabe o que é melhor para você.

” A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso”.

Muitas vezes só valorizamos nossa saúde quando temos algum problema médico e precisamos interromper nossas atividades. Estar em movimento e sem nenhuma dor pode ser um privilégio para muitas pessoas. Valorize isso e aproveite cada dia.

“Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna”.

Essa frase parece que foi escrita ontem, contudo tem quase 90 anos. Os problemas de hoje em dia podem ser diferentes, e a vida ainda mais moderna, mas a tensão e a fadiga já existiam no século passado. Muitas delas podem ser aliviadas realizando corretamente os exercícios, evitando ficar muito tempo na postura sentada e conhecendo o nosso corpo e o que ele precisa.

“Isso é equivalente a um banho interno. Como o frescor da primavera proveniente das fortes chuvas e nevascas que derretiam das montanhas e aumentavam as correntezas nos rios, levando-os até o mar, assim será com o fluxo sanguíneo, com vigor renovado, como resultado direto da realização fiel dos seus exercícios de Pilates”.

Os benefícios do método Pilates são surpreendentes.

Os exercícios aprimoram o sistema circulatório, aumentando a saúde do coração por meio do aumento do volume sistólico e da resiliência cardiovascular. Ele reforça a saúde vascular, promovendo a rede capilar dentro dos músculos e reduzindo o risco de doenças vasculares. Também otimiza a circulação sanguínea, melhorando a distribuição de oxigênio e nutrientes.

“Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito. O caminho segue como uma coisa natural”.

É preciso estar conectado com o corpo e a mente para conseguir a melhora e a manutenção de uma boa postura. Em outras palavras, permanecer várias horas sentado com o tronco curvado para frente olhando para uma tela não ajudam, é uma concorrência um pouco desleal, mas os exercícios ajudam.

“Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir a seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente.”

Surpreendentemente Joseph Pilates criou todos os equipamentos há quase cem anos atrás! Sem dúvida hoje eles estão um pouco mais modernos e confortáveis. Além disso permitem uma maior amplitude de movimentos. Da mesma forma existem uma grande variedade de acessórios como o Rolo, a bola suíça, os elásticos e o Bosu que foram adaptados para o método. Imagine quantos novos equipamentos ele não teria criado se estivesse ainda vivo.

“Quando todos os seus músculos estiverem propriamente desenvolvidos, você realizará com rotina seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

Isso pode levar um tempinho, então comece a fazer os exercícios logo.

“Antes de tudo, aprenda a respirar corretamente”.

Os exercícios cardiovasculares são muito importantes para o coração e pulmões. Portando, esses tipos de exercícios são essenciais para uma vida longa e saudável.

“Pilates não é um sistema de exercícios projetado para produzir apenas músculos. Tampouco o Pilates peca por excesso no desenvolvimento de alguns músculos em detrimento de outros, deixando assim o corpo com menos graça e flexibilidade e sacrificando o coração e pulmões.”

Todos nós temos uma fraqueza. Pode ser um problema de coluna como uma escoliose que deixa um lado do corpo mais forte do que o outro. Assim como uma postura curvada que torna os músculos dos ombros e da cervical encurtados. De maneira idêntica podemos ter os músculos dos quadris e pernas encurtados. Seja como for, o Pilates irá trabalhar o corpo como um todo. É provável que alguns alunos tenham preferência por um tipo de exercício, como abdominais ou os de mobilidade da coluna por exemplo. Contudo, um corpo verdadeiramente forte deve estar forte em todas as posições, músculos e movimentos.

“O Pilates foi concebido para tornar os músculos e ligamentos alongados para que seu corpo seja tão macio quanto um gato e não musculoso quanto um cavalo, ou tão musculoso quanto um levantador de peso profissional que você tanto admira no circo”.

Desse modo desenvolver os músculos visando força e hipertrofia não desenvolve o corpo como um todo. Do que adianta ter um bíceps gigantesco se o indivíduo não consegue coçar as próprias costas?

“Pilates não é um sistema maçante que te leva a fadiga, chato ou exercícios repetidos diariamente infinitas vezes. Também não exige que você frequente academias ou estúdios nem compre aparelhos caros. Você pode obter todos os benefícios do Pilates em sua própria casa.”

Através da Contrologia conhecemos melhor o nosso corpo, aprendemos os movimentos e nos tornamos capazes de realizar os exercícios em qualquer lugar.

Em resumo

Joseph Pilates foi um grande mestre e visionário que utilizou os seus conhecimentos para criar o método Pilates. Através dos seus exercícios, ele estimulou a melhora de muitas pessoas em diferentes estágios de suas vidas.

Joseph também foi um grande incentivador através das suas frases, motivando as pessoas a prosseguirem com os seus objetivos, mantendo o foco para alcançar aquilo que se espera com relação ao seu corpo e a sua mente.

Agora que conhecemos as frases famosas do Joseph Pilates e um pouco da sua história, vamos praticar Pilates?

Mais artigos

Pilates na Menopausa

Você sabia que a prática do Pilates pode aliviar os incômodos da menopausa? A menopausa traz diversas mudanças na vida das mulheres. A

Pilates na saúde mental

Hoje abordaremos a intrigante relação entre o Pilates e a saúde mental. Talvez provavelmente todos saibam que a prática de atividade física é

O Reformer

O Reformer é o equipamento mais conhecido e utilizado no método Pilates. Nascido do espírito inovador e da dedicação de Joseph Pilates, de

Abrir conversa
Agende agora mesmo a sua aula!
Fale com a nossa equipe
Olá, 👋

Você pode agendar agora mesmo uma aula experimental de pilates.

Converse com a nossa equipe!