10 motivos para evitar ficar muito tempo sentado

Aqui vão 10 motivos para evitar ficar muito tempo sentado. A saber essa posição pode ser muito ruim para a sua saúde, e isso vai muito além dos problemas posturais. Não apenas é tão ruim que está sendo considerado como se você fosse um fumante. Ficar horas e horas sentado é o fumante da atualidade.

Resumo:

  • Permanecer sentado ou deitado por longos períodos de fato aumenta o risco de problemas crônicos de saúde, como problemas cardíacos, diabetes e alguns tipos de câncer.
  • Ficar muito tempo sentado também pode ser ruim para a sua saúde mental.
  • Ser ativo não é tão difícil quanto parece. Existem várias maneiras simples de incluir alguma atividade física no seu dia a dia.

Certamente viver um estilo de vida sedentário pode ser perigoso para a sua saúde. Quanto menos você ficar sentado ou deitado durante o dia, maiores serão suas chances de viver uma vida mais saudável.

Além disso, se você ficar de pé ou se movimentar durante o dia, terá um risco menor de morte prematura do que se ficar sentado em uma cadeira o dia inteiro. Ao mesmo tempo, se você vive um estilo de vida sedentário, tem uma chance maior de estar acima do peso, desenvolver diabetes tipo 2 ou doenças cardíacas ou sofrer de depressão e ansiedade.

Como um estilo de vida sedentário afeta o seu corpo?

Primeiramente, os seres humanos são construídos para ficar de pé. Assim sendo, seu coração, o sistema cardiovascular e o digestivo funcionam de forma mais eficaz quando você está de pé. Só para exemplificar, é comum pessoas que estão acamadas no hospital tenham problemas respiratórios e no intestino.

Por outro lado, quando você está fisicamente ativo, seus níveis gerais de energia e resistência melhoram, seus ossos permanecem fortes e seu metabolismo funciona melhor.

Os 1O Motivos para evitar ficar muito tempo sentado

1. Fraqueza nas Coxas e glúteos (músculos do quadril)

Ficar sentado por longos períodos pode levar ao enfraquecimento e o desgaste da coxa e dos glúteos. Esses grandes músculos são importantes ao caminhar e estabilizar seu corpo. Assim sendo, se esses músculos estiverem fracos, é mais provável que você se machuque com quedas e tensões ao fazer exercícios. Da mesma forma, quando você tiver que permanecer sentado por um período longo como num vôo, será ainda mais desconfortável manter essa posição.

2. Manter o Peso

Mover seus músculos ajuda o seu corpo a digerir as gorduras e os açúcares que você come. Se você passa muito tempo sentado, certamente sua digestão não é tão eficiente, então você retém essas gorduras e açúcares como gordura em seu corpo.

Mesmo que você se exercite, mas passe muito tempo sentado, ainda corre o risco de problemas de saúde, como a síndrome metabólica. Pesquisas recentes sugerem que você precisa de 60 a 75 minutos por dia de atividade de intensidade moderada para combater os perigos de sentar excessivamente.

3. Encurtamento nos músculos dos quadris e da coluna

Assim como suas pernas e glúteos, seus quadris e coluna também não te darão o suporte adequado se você ficar sentado por longos períodos. Ficar sentado faz com que os músculos flexores do quadril encurtem, o que pode levar a problemas nas articulações do quadril.

Ficar sentado por longos períodos também pode causar problemas nas costas, especialmente se você sempre se senta com má postura ou não usa uma cadeira ou estação de trabalho ergonomicamente projetada. A má postura também pode causar problemas na coluna, como compressão nos discos da coluna, levando a uma degeneração prematura, que pode ser muito dolorosa.

4. Ansiedade e depressão

Decerto ainda não entendemos a relação entre ficar sentado por muito tempo e a saúde mental assim como entendemos a relação entre ficar sentado e a saúde física. Todavia sabemos que o risco de ansiedade e depressão é maior em pessoas que sentam mais. Sem dúvida ter que trabalhar sentado a semana inteira, com prazos e tarefas a cumprir não deve ser nada fácil. Entretanto, isso é muito comum e muitas pessoas dependem disso para viver.

Isso pode ocorrer porque as pessoas que passam muito tempo sentadas estão perdendo os efeitos positivos da atividade e do condicionamento físico. Por certo parece uma areia movediça, quanto mais sentado as pessoas ficam, maior a tendência de não se movimentarem adequadamente. Nesse caso, se levantar e se mover um pouco mais pode ajudar.

Imagem de cookie_studio no Freepik

5. Câncer

Estudos recentes sugerem que os perigos de sentar incluem aumentar suas chances de desenvolver alguns tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, útero e cólon. A razão por trás disso ainda não é conhecida.

6. Doenças cardíacas

Ficar sentado por longos períodos tem sido associado a doenças cardíacas. Um estudo descobriu que homens que assistem mais de 23 horas de televisão por semana têm um risco 64% maior de morrer de doenças cardiovasculares do que homens que assistem apenas 11 horas de televisão por semana.
Alguns especialistas dizem que as pessoas inativas e sentadas por longos períodos têm um risco 147% maior de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

7. Diabetes

Estudos demonstraram que mesmo cinco dias deitado na cama pode levar ao aumento da resistência à insulina em seu corpo (isso fará com que o açúcar no sangue aumente acima do que é saudável). A pesquisa sugere que as pessoas que passam mais tempo sentadas têm um risco 112% maior de diabetes.

8. Varizes

Ficar sentado por longos períodos pode causar varizes ou vasinhos (uma versão menor das varizes). Isso ocorre porque sentar faz com que o sangue se acumule nas pernas.
As varizes geralmente não são perigosas. Recomendamos deitar com as pernas para cima no final do dia, se possível permanecer assim por uns 10 minutos. Isso pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para as pernas. Em casos raros, podem levar a coágulos sanguíneos, que podem causar problemas graves como a trombose venosa profunda.

9. Trombone venosa profunda

Ficar sentado por muito tempo pode causar trombose venosa profunda, por exemplo, em uma longa viagem de avião ou de carro. A trombose venosa profunda é um coágulo sanguíneo que se forma nas veias da perna.
Essa trombose é um problema sério, porque se parte de um coágulo sanguíneo na veia da perna se romper e se deslocar, pode interromper o fluxo sanguíneo para outras partes do corpo, incluindo os pulmões, o que pode causar embolia pulmonar. Esta é uma emergência médica que pode levar a complicações graves ou mesmo à morte.

10. Rigidez no pescoço e nos ombros

Foto de homem com dor no pescoço

Passar o tempo debruçado sobre o teclado do computador pode causar dor e rigidez no pescoço e nos ombros. A cabeça vai se deslocando para frente, com isso aumenta muito seu peso, levando a muita tensão para os músculos do trapézio e um desgaste nas vértebras da coluna cervical.


Como você pode salvar sua saúde dos perigos de ficar sentado?

Algumas maneiras de incorporar atividades ao seu dia são:

  • Caminhe ou ande de bicicleta e deixe o carro em casa.
  • Para viagens mais longas, caminhe ou pedale parte do caminho.
  • Use as escadas em vez do elevador ou escada rolante, ou pelo menos suba a escada rolante.
  • Desça do ônibus um ponto antes e caminhe o resto do caminho.
  • Estacione mais longe de onde quer que você esteja indo e caminhe o resto do caminho.
  • Calcule quanto tempo você leva para caminhar um quilômetro – você pode achar que pode chegar ao seu destino mais rápido caminhando do que se esperar pelo transporte público.

Seja mais ativo

Se você é novo na atividade física ou se tem algum problema de saúde, fale com seu médico antes de iniciar qualquer nova atividade. Eles podem ajudá-lo a decidir as melhores atividades para você. Leia mais sobre atividade física e como começar.
Se você for se exercitar ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol e de usar roupas com proteção solar, incluindo um boné ou viseira.

Seja ativo no trabalho

Com toda a certeza você pode se movimentar mais no trabalho do que pensa:

  • Suba as escadas em vez do elevador.
  • Caminhe e converse com seus colegas em vez de enviar e-mails para eles.
  • Faça sua pausa para o almoço longe de sua mesa e faça uma curta caminhada ao ar livre, se puder.
  • Organize reuniões ambulantes, durante uma caminhada por exemplo.
  • Se trabalhar de casa, pense na possibilidade de comprar uma bola ou uma esteira ergométrica. Você poderá fazer algumas das suas reuniões caminhando na esteira.
Imagem de Freepik

Seja ativo dentro de casa

Não deixe que o mau tempo o impeça de ser ativo! Você pode fazer exercícios de peso corporal, como agachamentos, abdominais e flexões em casa mesmo. Temos diversas atividades on-line hoje em dia.

Você pode realizar atividades em locais cobertos também:

  • Dança de salão
  • Piscinas cobertas
  • Pilates
  • Yoga
  • Artes marciais
  • Musculação

O importante é fazer algo que te dê prazer. Além de te tirar da posição sentado, se essa atividade ajudar a aliviar o seus problemas e aliviar o stress melhor ainda.

Reduza seu comportamento sedentário

Aqui estão algumas ideias simples para mantê-lo em movimento enquanto estiver em casa:

  • Quando estiver arrumando alguma coisa, guarde os itens em pequenas viagens, em vez de levar tudo de uma vez.
  • Configure o timer de sua televisão para desligar uma hora antes do normal para lembrá-lo de se levantar e se mexer.
  • Caminhe quando estiver ao telefone.
  • Levante-se e passe roupa durante seus programas de televisão favoritos. Em vez de se sentar para ler, ouça livros gravados enquanto caminha, limpa ou trabalha no jardim. Permaneça no transporte público ou desça uma parada antes e caminhe até seu destino.

Se você trabalha em um escritório:

  • Levante-se enquanto lê e-mails ou relatórios.
  • Afaste sua lixeira de sua mesa para que você tenha que se levantar para jogar tudo fora.
  • Use o viva-voz para chamadas em conferência e caminhe pela sala durante as chamadas.

É importante entender todos os problemas que a postura sentado por muito tempo traz. Com isso conseguimos amenizar os efeitos dela e tentar evitar uma dor crônica ou um outro problema de saúde mais grave.

Mais artigos

O Reformer

O Reformer é o equipamento mais conhecido e utilizado no método Pilates. Nascido do espírito inovador e da dedicação de Joseph Pilates, de

Tudo o que você precisa saber sobre Pilates

O método Pilates é um programa de exercícios com mais de 100 anos de história. Primeiramente foi adotado por dançarinos profissionais no início

O Cadillac

Uma introdução ao Cadillac. O que é e como funciona? O Cadillac é com toda a certeza o equipamento mais versátil do método

Abrir conversa
Agende agora mesmo a sua aula!
Fale com a nossa equipe
Olá, 👋

Você pode agendar agora mesmo uma aula experimental de pilates.

Converse com a nossa equipe!