O método Pilates é um programa de exercícios com mais de 100 anos de história. Primeiramente foi adotado por dançarinos profissionais no início do século 20 por sua capacidade de prevenir lesões e aumentar a flexibilidade. Surpreendentemente hoje é praticado por mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.
Com devotos de alto nível – desde celebridades de Hollywood a atletas de elite, princesas e profissionais de saúde – elogiando a sua eficiência e potencial transformador, o Pilates está claramente em evidência no momento, conforme declarado pelo New York Times.
No entanto, é muito mais do que uma moda passageira de fitness. Com uma história célebre e diversas pesquisas que apoiam seus benefícios para a saúde física e mental, descobriu-se que o Pilates melhora a força e a estabilidade do Core, flexibilidade, equilíbrio, postura, função cognitiva e até mesmo a qualidade de vida.
Não apenas, ao longo do último século, o Pilates evoluiu para incorporar as mais recentes pesquisas científicas do exercício e novos protocolos de reabilitação e treinamento físico. De fato isso o tornou ainda mais acessível e adaptável a pessoas de todas as idades, níveis de condicionamento físico e habilidades diferentes.
Independentemente de onde ou com quem você pratica, se você escolhe Mat Pilates, Pilates nos aparelhos ou Pilates Funcional – este é um exercício para o corpo todo que qualquer pessoa pode fazer, desde crianças até atletas profissionais.
Quer saber mais sobre Pilates, sua história, benefícios para a saúde e como começar? Descubra por que o Pilates se tornou a atividade física preferida de tantas pessoas. Não apenas, explore você também como mudar a maneira de se mover com essa prática que envolve o corpo e mente.
Tópicos:
- O que é Pilates?
- Para quem é indicado o Pilates?
- Qual é a história e origem do Pilates?
- Quais são os benefícios do Pilates para a saúde física e mental?
- Qual a diferença entre Pilates tradicional e contemporâneo?
- Como o Pilates é diferente do yoga?
- Pilates para iniciantes: dicas para começar
1. O que é o Pilates?
O método Pilates é uma atividade física para o corpo inteiro. A saber é uma atividade de baixo impacto que promove força, estabilidade, flexibilidade, postura, equilíbrio, alinhamento, controle e consciência corporal. Desse modo ajuda você a se movimentar com maior facilidade e fluidez no dia a dia.
Em primeiro lugar, os exercícios de Pilates podem ser feitos em um tatame ou em equipamentos especializados, como o Reformer, o Cadillac ou a Chair. A saber, esses equipamentos usam molas para criar resistência em toda a amplitude de movimento sem forçar as articulações.
Além disso, o Pilates concentra-se em todos os grupos musculares, dos grandes aos pequenos, sem usar cargas pesadas. Não apenas, os exercícios podem fortalecer vários músculos ao mesmo tempo. Só para ilustrar, alguns deles realizam fortalecimento e alongamento ao mesmo tempo.
Core e a respiração
No Pilates, há uma forte ênfase na estabilidade e força do Core, que são os músculos do centro do corpo. Assim sendo, o Core reúne os músculos abdominais, da região lombar, do assoalho pélvico e do quadril, dando suporte para os movimentos em sincronia com a respiração. Embora o Pilates seja associado à força do centro do corpo, certamente ele também visa os músculos dos braços, costas e pernas.
Nesse sentido, a respiração desempenha um papel importante para estimular a consciência corpo-mente e o controle muscular. De fato, respirar intencionalmente ajuda a executar os exercícios com mais eficiência. A saber, a técnica de respiração mais comum do Pilates é cíclica: inspirar pelo nariz seguida de uma expiração pela boca. Não apenas, a consciência da respiração inclui entender como os pulmões e a caixa torácica se expandem e contraem e como isso afeta a qualidade do movimento.
Dessa forma o Pilates ajuda a desenvolver a consciência corporal e uma maior compreensão de como o corpo se move. Em outras palavras, movimentar-se melhor e ter maior condicionamento funcional permite que você execute as tarefas diárias com maior facilidade – desde pegar um copo na prateleira até se abaixar para pegar seus filhos.
Com toda a certeza, para ser saudável, o corpo precisa se mover. Assim sendo, encontrar um programa de movimento que seja agradável é metade da batalha.
2. Para quem é indicado o Pilates?
Inegavelmente, o Pilates é uma forma versátil de exercício que pode ser adaptada para beneficiar um grande número de pessoas. Desde iniciantes até praticantes regulares, atletas de elite, clientes de reabilitação, crianças, idosos, clientes pré e pós-natais e pessoas com deficiência.
Dessa maneira, com diversas modificações, equipamentos e acessórios para aumentar ou diminuir o desafio, o Pilates pode ser ajustado para atender às necessidades de cada indivíduo, proporcionando um treino seguro e eficaz para todos.
Em suma, aplicando uma abordagem de corpo inteiro para melhorar a força, flexibilidade, resistência e condicionamento corporal, o Pilates é o complemento perfeito para atividade cardiovascular, treinamento de força, reabilitação ou exercício restaurador. Nesse sentido, é frequentemente incorporado para atletas, incluindo dançarinos, jogadores de golfe, corredores, ciclistas, jogadores de futebol e lutadores, no seu treino para melhorar a mobilidade, agilidade e desempenho geral.
Alivio do stress
Com foco na respiração e na conexão corpo-mente, o Pilates oferece benefícios no alívio do estresse. Não apenas, é frequentemente procurado por pessoas que se recuperam de lesões, lidam com dores crônicas ou procuram prevenir lesões.
Uma aula de Pilates não se concentra tanto em séries e repetições. Trata-se de realizar movimentos funcionais – movimentos que nos ajudam nas nossas atividades diárias – e usar o corpo de forma eficiente. Na maioria dos casos, não se trata apenas do que estamos fazendo, mas por que e como fazemos. A intenção é uma parte importante para alcançar nossos objetivos.
3. Qual é a história e origem do Pilates?
Joseph Pilates, o inventor do método Pilates, nasceu na Alemanha em 1883, filho de pai ginasta e mãe naturopata. Ele era uma criança com problemas de saúde que praticava exercícios físicos para melhorar sua condição. Ele estudou várias formas de atividades físicas, incluindo ginástica, ioga, boxe e artes marciais. Em 1914, quando estourou a Primeira Guerra Mundial, ele estava na Inglaterra trabalhando como artista de circo. Ele foi preso e internado em um campo de prisioneiros de guerra britânico por quatro anos.
Enquanto esteve lá, começou a desenvolver a base de seu método de exercícios, conduzindo os presos em sua rotina diária de exercícios e ajudando soldados feridos a melhorar sua força e mobilidade. Diz-se que ele prendeu molas nas camas hospitalares de seus pacientes para ajudá-los a condicionar seus corpos, uma inovação que mais tarde ajudaria no design dos equipamentos de Pilates.
Pilates imigrou para os EUA em 1926. Ele e sua esposa Clara abriram sua academia em Manhattan três anos depois, ensinando o método de exercícios que ele desenvolveu, chamado Contrologia. O estúdio tornou-se popular entre dançarinos e artistas de Nova York, incluindo Martha Graham e George Balanchine, que procuraram o método de exercícios para ajudá-los a reabilitar e prevenir lesões. Pilates morreu em 1967, aos 83 anos.
Hoje, o Pilates é um método de condicionamento físico bem conhecido e amplamente praticado, oferecido em estúdios, academias, centros comunitários, retiros de bem-estar e clínicas de fisioterapia em todo o mundo.
4. Quais são os benefícios do Pilates para a saúde física e mental?
Existem algumas pesquisas científicas para apoiar os benefícios do Pilates para a saúde física e mental.
Aqui estão alguns:
- Melhora do fortalecimento do Core: os exercícios de Pilates visam os músculos abdominais, da lombar, do assoalho pélvico e do quadril. Isso gera uma maior força física e estabilidade e pode reduzir o risco de dores nas costas e disfunção do assoalho pélvico. Os músculos estabilizadores profundos incluem os músculos menores que fornecem suporte para equilibrar os maiores.
- Melhor postura e flexibilidade: Os exercícios de Pilates focam no fortalecimento dos músculos do tronco gerando o alinhamento ideal da coluna vertebral, promovendo uma melhor postura. Também foi descoberto que melhora a flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e aumenta a amplitude de movimento articular.
- Reabilitação e prevenção de lesões: Pilates está se tornando uma ferramenta muito usada e respeitada na fisioterapia, para a prevenção de lesões e reabilitação. Estudos descobriram que pode ser eficaz como parte do tratamento da escoliose e dores nas costas, bem como na prevenção de lesões em adultos, idosos e atletas.
- Melhora do equilíbrio, coordenação e qualidade de vida: Descobriu-se que o Pilates melhora o equilíbrio e o desempenho da marcha em idosos graças aos seus efeitos na estabilização do tronco, na ativação do Core e no equilíbrio estático e dinâmico, melhorando o humor das pessoas e sua qualidade de vida. É frequentemente usado como treinamento de prevenção de quedas e para melhorar o equilíbrio.
- Estresse e ansiedade reduzidos: Com foco na respiração, consciência corporal e atenção plena, o Pilates foi considerado eficaz no controle do estresse e da ansiedade, reduzindo os níveis de cortisol.
- Desempenho esportivo aprimorado: Com ênfase no equilíbrio, agilidade, flexibilidade, mobilidade e fortalecimento dos músculos estabilizadores ao redor das articulações e do tronco, o Pilates é frequentemente recomendado como treinamento de força para atletas em uma variedade de esportes devido aos seus impactos comprovados no desempenho. e benefícios na prevenção de lesões.
5. Qual a diferença entre Pilates tradicional e contemporâneo?
Antes de mais nada, Pilates Tradicional ou Clássico refere-se ao método original de Pilates iniciado por Joseph Pilates no início do século XX. O Pilates tradicional concentra-se em um conjunto de exercícios e técnicas realizados em uma sequência específica. Por outro lado, o Pilates contemporâneo oferece mais flexibilidade, com modificações e variações dos exercícios projetados para acomodar necessidades individuais e atender objetivos específicos. Além disso, utiliza alguns acessórios que foram feitos mais recentemente, como a Bola, a faixa elástica, o Rolo e o Bosu.
As teorias de Joseph Pilates foram fundadas em seis princípios fundamentais:
- Respiração: Bombear o ar para dentro e para fora do corpo com uma respiração forçada, inspirando e expirando completamente.
- Centralização: Manter o foco mental e físico durante cada exercício. Pilates definiu à área entre as costelas e os quadris como a “casa de força” (power house).
- Concentração: Valorizar a qualidade e a forma de cada movimento em detrimento do número de repetições. Pilates acreditava que era necessário manter o foco interior, prestando muita atenção às especificidades e detalhes de cada exercício.
- Controle: Enfatizar o controle de todo o corpo em todos os momentos, com consciência de como as partes se movem juntas.
- Ritmo: Enfatizando o movimento contínuo, fluindo de um exercício para o outro, mantendo uma qualidade estética.
- Precisão: Realizar cada exercício com precisão, passo a passo conforme indicado, prestando muita atenção ao posicionamento, alinhamento e trajetória de cada parte móvel do corpo.
O Pilates contemporâneo
Por outro lado, o Pilates contemporâneo é baseado em princípios modernos da ciência do exercício e da reabilitação. Pode ser adaptado para atender às necessidades de varios tipos de pessoas, incluindo aquelas que procuram reabilitação, prevenção de lesões ou manutenção da forma física.
A Fisiocorp Pilates baseia-se no repertório original e nos princípios fundamentais do Pilates. Os Princípios que constituem a base deste método contemporâneo, evoluíram ao longo das últimas três décadas e continuam sendo revistos e atualizados. Assim sendo, o objetivo é garantir o que as recentes pesquisas falam e as melhores práticas de fitness. Os princípios fornecem aos instrutores uma base para ensinar os exercícios com segurança e eficácia.
Dessa forma, o Pilates está em constante evolução, com novos exercícios, equipamentos e acessórios. Na Fisiocorp Pilates, atualizamos regularmente nosso currículo educacional e equipamentos para refletir as mais recentes pesquisas e inovações em saúde e condicionamento físico. Em síntese, isso garante que os movimentos permaneçam seguros, relevantes e eficazes para profissionais e nossos clientes. Além disso, permite incorporar novos acessórios e dinâmicas de aulas diferentes, como o Pilates Funcional e o Pilates para ganho de massa muscular.
6. Como o Pilates é diferente do yoga?
Yoga e Pilates são formas de movimento conscientes, de baixo impacto e acessíveis a uma grande variedade de pessoas. Ambas as práticas tem ênfase na respiração e trazem a consciência corpo-mente. Embora ofereçam benefícios semelhantes à saúde física e mental, existem algumas diferenças importantes entre as práticas.
Pilates se concentra em movimentos precisos e controlados que priorizam alinhamento, estabilidade, força e ativação e envolvimento do Core. O Yoga concentra-se em movimentos que aumentam a flexibilidade, o equilíbrio e a força, com ênfase na respiração, relaxamento e meditação. O método Pilates pode envolver equipamentos especializados, como o Reformer e o Cadillac; Yoga é uma prática apenas com peso corporal.
Pilates é um exercício centenário baseado em um conjunto de princípios; yoga é uma prática antiga enraizada na filosofia e espiritualidade indiana. Pilates enfatiza a respiração tridimensional com a caixa torácica se expandindo verticalmente (para cima e para baixo), lateralmente (lado a lado) e para frente e para trás para criar uma troca gasosa mais eficiente. A técnica de respiração do yoga tem como objetivo promover purificação, foco mental, rejuvenescimento e cura.
Ambas as técnicas permitem aulas individuais e em grupo.
Ao decidir iniciar uma rotina de exercícios de Pilates, pense em seus objetivos e preferências gerais, suas necessidades físicas e na disponibilidade de instrutores e estúdios de Pilates qualificados em sua área. Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, se necessário.
7. Depois de decidir experimentar o Pilates, eis o que você deve fazer a seguir:
Encontre um instrutor qualificado:
Para aproveitar ao máximo suas aulas de Pilates, encontre um instrutor de Pilates certificado, qualificado e experiente. Na sua primeira sessão, seu instrutor irá guiá-lo através dos exercícios usando a forma, alinhamento e técnica adequados. Procure alguém que ofereça modificações para o seu corpo, suas dores e preocupações posturais. Além disso, que se comunique e dê dicas de exercícios e correções de forma eficaz.
Online ou presencial:
As aulas de Pilates online são uma ótima maneira de realizar as aulas no conforto da sua casa ou trabalho. Mas depois de tomar essa decisão, recomendamos fazer algumas sessões pessoalmente com um instrutor qualificado. Este treinamento é a melhor maneira de aprender os princípios do método, a técnica de movimento e de experimentar o equipamento. Por fim, se o treinamento on-line é tudo o que está disponível para você devido a sua falta de tempo ou localização, você pode continuar a praticar Pilates em casa sabendo que está realizando os exercícios com segurança e eficácia.
Aulas particulares, em grupo ou programas especializados:
Muitos estúdios de Pilates oferecem pacotes de introdução com aulas individuais. Isso lhe dá a oportunidade de conhecer os instrutores, o estúdio e os equipamentos e aprender alguns dos exercícios antes de ingressar em uma aula de grupo. Alternativamente, muitos estúdios também oferecem programas especializados para diversas populações, incluindo grávidas, idosos, específicos para esportes, etc. Dependendo de suas necessidades, lesões e objetivos, você pode optar iniciar as aulas com um programa especializado.
Mat ou Reformer Pilates:
O Mat Pilates usa o peso corporal e gravidade para desafiar e construir resistência, força e alinhamento. Um grande atrativo do Pilates no solo é que ele geralmente é mais acessível e barato. Você pode fazer em casa com um tapete de Yoga e alguns acessórios. É também a base de grande parte do repertório de equipamentos. O Reformer oferece uma oportunidade de expandir os benefícios do Pilates no solo, incorporando a resistência de molas com o controle do carrinho. Uma aula de Pilates eficaz combina elementos dos exercícios de Mat e do Reformer.
Pratique, seja paciente, continue tentando:
Pilates é um excelente treino para o corpo todo que qualquer pessoa pode fazer. E é divertido! Seja gentil e paciente consigo mesmo – com tempo, prática e um ótimo instrutor ou estúdio atrás de você, você pegará o jeito. Depois de fazer isso, há inúmeras maneiras de progredir e avançar nos exercícios para continuar aprimorando sua prática. Além disso, existem alguns benefícios reais em praticar Pilates. Um estudo descobriu que fazer Pilates por oito semanas deixou as pessoas mais felizes.
Descubra a alegria do Pilates
Quando você experimenta o Pilates pela primeira vez, pode se surpreender ao descobrir que os menores movimentos costumam ser os mais difíceis, especialmente quando feitos corretamente. Contudo, após a aula, você será recompensado com uma sensação geral de bem-estar. Muitos clientes falam sobre não estarem motivados no início da aula porque é sempre difícil começar a se exercitar – mas depois dizem que se sentem muito melhor e ficam muito gratos por terem feito a aula de Pilates.
A Frequência das aulas gera benefícios no dia a dia, seja uma vez ou cinco vezes por semana. Com toda a certeza, o melhor exercício é aquele que é realizado. Adicionar Pilates à sua rotina de exercícios trará benefícios no dia a dia. Faça o que for prático, conveniente e sustentável para você. Há evidências que sugerem que duas aulas de Pilates por semana trazem benefícios notáveis.
Por exemplo, este estudo descobriu que dois treinos de Pilates baseados em equipamentos, durante oito semanas consecutivas, melhoraram a capacidade funcional e a qualidade de vida em mulheres adultas saudáveis. Dessa forma esse estudo descobriu que duas sessões de Pilates por semana durante 12 semanas estimularam aumentos na resistência abdominal, da flexibilidade e da resistência muscular.
E você, já praticou Pilates antes? Agende uma aula experimental conosco ou faça uma visita aqui no estúdio para conhecer melhor a técnica.