Alivie a dor na lombar com esses 5 exercícios de Pilates

Você sofre com dores na lombar? Com toda a certeza você não está sozinho. De fato é uma razão comum para ir a um médico. Alivie sua dor na lombar com esses exercícios que demonstremos no vídeo. Você só vai precisar de uma cadeira, pode ser feito no seu escritório mesmo.

Antes de mais nada é bom saber que aproximadamente 2/3 dos adultos irão sofrer dores na lombar em algum momento de suas vidas. De acordo com o Instituto nacional de distúrbios neurológicos e derrame (NINDS), a dor lombar é o maior incapacitante de trabalho em pessoas com menos de 45 anos.

A maioria das dores na região lombar é devido a alguma lesão como uma torção excessiva ou uma distensão muscular. Por consequência de algum movimento repentino ou como pegar um objeto pesado de maneira incorreta. Sem dúvida a dor lombar é muito comum em quem trabalha em escritório, passando várias horas do dia sentado na mesma posição.

A dor lombar pode ser causada por algumas doenças como:

• Câncer na medula espinhal
  • Ruptura ou hérnia no disco
  • Pinçamento no nervo ciático
  • Artrite
  • Artrose
  • Infecções renais
  • Infecções na coluna

Uma dor lombar aguda pode durar alguns dias ou algumas semanas, entretanto uma dor lombar crônica pode durar até 3 meses.

Quais as causas de dor na lombar?

Deformidade

Os músculos e ligamentos da coluna podem se estirar ou se romper devido a um uso excessivo. Por consequência os sintomas incluem dores e rigidez na região lombar, assim como espasmos musculares. A saber repouso e fisioterapia geralmente aliviam esses sintomas.

Lesões nos discos da coluna

Antes de mais nada, os discos da coluna são propensos a lesões. Com toda a certeza esses riscos aumentam com a idade. A parte externa do disco pode se romper ou formar uma hérnia.

Uma hérnia de disco acontece quando a cartilagem ou a raiz ao redor do disco empurra a medula ou as raízes nervosas. Desse modo, a almofada que existe entre os discos sai para fora da sua posição normal.

Por conseguinte isso pode levar a uma compressão da raiz do nervo para fora da medula e dos discos vertebrais. As lesões nos discos geralmente acontecem de repente, por exemplo após levantar um objeto pesado ou em uma torção na coluna. Todavia, ao contrário de uma tensão na lombar, a dor causada por uma lesão no disco geralmente dura mais de 3 dias.

Dor no Ciático

A dor no nervo ciático ocorre quando um disco que tem hérnia pressiona o nervo ciático. O nervo ciático conecta a coluna com as pernas. Por consequência o pinçamento do nervo ciático pode causar dor nas pernas e nos pés. Essa dor geralmente é em queimação ou em agulhadas.

Estenose Espinhal

A estenose espinhal é quando a coluna vertebral se estreita, por isso pressiona a medula espinhal e os nervos espinhais.

A estenose espinhal é comum quando há degeneração nos discos vertebrais. Assim sendo, o resultado é uma compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal por esporões ósseos ou tecidos moles, como os discos.

Essa pressão nos nervos espinhais causa sintomas como:

• Dormência
  • Cólicas
  • Fraqueza

A saber você pode sentir esses sintomas em qualquer parte do corpo. Assim sendo, muitas pessoas com estenose percebem que seus sintomas pioram quando estão de pé ou andando.

Curvaturas anormais na coluna

Os desvios na coluna promovem alterações nas curvas naturais da coluna. Dessa forma pode gerar:

• Escoliose (desvios laterais da coluna)
  • Cifose (Aumento da curva na coluna torácica ou retificação na lombar ou cervical)
  • Lordose (Aumento da curvatura na coluna lombar ou cervical)

Estas são condições congênitas ou adquiridas e geralmente são diagnosticadas pela primeira vez durante a infância ou adolescência. Por certo a curvatura anormal causa dor e má postura porque pressiona:

• músculos
  • tendões
  • ligamentos
  • vértebras

Outras condições

Do mesmo modo, há uma série de outras condições que causam dor lombar. Essas condições incluem:

• A artrite é uma inflamação das articulações.
  • A fibromialgia é uma dor e sensibilidade a longo prazo nas articulações, músculos e tendões.
  • A espondilite é a inflamação das articulações entre os ossos da coluna vertebral.
  • A espondililose é uma doença degenerativa que pode causar perda da estrutura e função normal da coluna vertebral. Embora o envelhecimento seja a principal causa da doença, contudo a localização e a taxa de degeneração são específicas de cada indivíduo.

Outras condições de saúde adicionais que podem causar dor lombar, a sabe:

• Gravidez
  • Problemas nos rins e bexiga
  • Endometriose
  • Cistos nos ovários
  • Miomas uterinos
  • Câncer

Como posso prevenir a dor lombar?

Existem muitas maneiras de prevenir a dor lombar. Com toda a certeza a prática de técnicas de prevenção pode ajudar a diminuir a gravidade de seus sintomas se você tiver uma lesão na região lombar.

A prevenção envolve:

• Fortalecer os músculos do abdômen e das costas
  • Perder peso se você estiver acima do peso
  • Levantar ou carregar objetos pesados corretamente, usando as pernas e agachando-se
  • Manter a postura correta, principalmente sentado. Seja na cadeira do seu trabalho ou ao assistir televisão no sofá.

Você também pode querer:

• Dormir em uma superfície firme
  • Sentar em cadeiras que estejam na altura correta e com apoio para os braços
  • Evitar sapatos de salto alto
  • Parar de fumar, se você fuma

A saber, a nicotina causa degeneração dos discos espinhais e também reduz o fluxo sanguíneo, causando um envelhecimento precoce nas vértebras.

Converse com seu médico sobre sua dor lombar. Não apenas eles podem diagnosticar a causa assim como pode ajudá-lo a criar um plano de tratamento que funcione melhor para você.

Cirurgia

Para casos graves, de fato a cirurgia pode ser necessária. A cirurgia geralmente é apenas uma opção quando todos os outros tratamentos falham. No entanto, se houver perda do controle intestinal ou da bexiga, ou uma perda neurológica progressiva, a cirurgia se torna uma opção de emergência. Assim como quando há risco de perda de movimento a cirurgia pode ser indicada.

A boa notícia é que foi descoberto que os exercícios do Pilates tem um efeito benéfico nas dores na lombar.  Reduzindo-as e melhorando a função. Os exercícios terapêuticos são geralmente recomendados no mundo todo como uma das maneiras de tratamento para a dor lombar. O pilates é uma atividade efetiva e segura para isso. (É importante conversar com o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios e realizar uma avaliação com o profissional responsável pelos exercícios).

Você sofre com dores na lombar? Há quanto tempo isso te incomoda?